Aberta a votação para escolha do tema da XXVIII Semana Universitária

14 de março de 2023 - 16:35 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abre votação para definir o tema da 28ª edição da Semana Universitária, que será realizada no período de 25 a 28 de setembro de 2023. Este ano, a Semana Universitária será multicampi integrada, ou seja, será realizada em todos os campi da Uece.

Estudantes, professores e servidores da Uece devem votar no tema de preferência até o próximo dia 23 de março.

Veja abaixo os temas propostos

1. Educação, territórios e horizontes: desafios para a democracia na contemporaneidade

As crises diversas atravessadas pelo Brasil nos últimos anos, marcadas também pela presença empresarial na educação, impõem a existência crítica de micropolíticas – ações múltiplas e complexas desenvolvidas no cotidiano e nem sempre previsíveis — ancoradas em territórios e movimentos de resistência ao conservadorismo e sua forma política e econômica de superexploração do trabalho, sob a égide do discurso moralista e fundamentalista. Neste contexto, a democracia tem sido vilipendiada, sob o falacioso discurso da defesa da liberdade como valor universal, em detrimento da própria democracia. Assim, a macropolítica, se expressa, no âmbito da sociedade civil e do Estado, em práticas autoritárias de exclusão das minorias e dos territórios de luta política como espaços de criação, de resistência, de ressignificação do ser e do fazer políticos, condenados por meio de discursos e práticas reacionárias fundamentalistas. Daí, a necessidade de se pensar as relações entre a educação, o Estado, a democracia e a micropolítica e seus territórios, enquanto paradigmas éticos, estéticos, e político de construção de práticas emancipadoras de afirmação do humano.

2. Epistemologia da Pós-Modernidade: desafios para a educação decolonial

A produção do conhecimento se inscreve em um contexto histórico e se refere a um campo do conhecimento marcado pela tensão entre saberes hegemônicos e subalternizados, ancorados na construção de saberes sob uma perspectiva colonial. Com o objetivo de estabelecer epistemologia baseada em outras formas de compreensão da realidade, que possibilitem uma relação diferenciada entre saberes, sujeitos e as práticas enunciativas, emerge o debate sobre uma nova epistemologia amparada em uma concepção de educação decolonial. Sob esse novo paradigma, propõem-se novos processos de produção e validação do saber, de suas relações com os diferentes tipos de conhecimento e de subjetivação, enfocando grupos sociais historicamente marcados pelas desigualdades, a partir de uma práxis educativa libertadora.

3. Educação, geração de conhecimento e tecnologias emergentes: desafios globais

A relação entre educação, geração de conhecimento e tecnologias ganha relevância face às transformações mais recentes no fazer pedagógico num contexto altamente permeado pelas tecnologias. A massificação do ensino remoto no período da pandemia intensificou ainda mais essa relação, bem como, a defesa da incorporação das possibilidades tecnológicas emergentes na educação. Principalmente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)

No entanto, no processo de economia globalizada há ambiguidades e contradições. A tecnologia e o processo econômico não se estruturam de forma idêntica em todo o espaço social e nem é assegurado igualmente o acesso das pessoas aos bens culturais produzidos pelos avanços tecnológicos.  Neste contexto, as desigualdades regionais de acesso às tecnologias e a exclusão digital se colocam como desafios globais à educação e não podem ser ignoradas no debate do tema.

Para votar, acesse aqui (o respondente deve estar logado no e-mail instituição).