A história da medicina no Ceará passa pelo livro de Marcelo Gurgel

6 de abril de 2010 - 13:54 #

O médico Marcelo Gurgel, que também é economista, pesquisador, escritor, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lança às 19h30min desta quinta-feira (08/04), no Centro Cultural Oboé, o seu qüinquagésimo quinto livro, intitulado “I Congresso Brasileiro dos Médicos Católicos: Textos e Contextos”. A obra e o autor serão apresentados pelo diretor da Faculdade Católica de Fortaleza, Prof. Dr. Monsenhor Manfredo Ramos. Segundo o escritor Marcelo Gurgel, a renda integral do lançamento de seu livro será revertida para a construção da Igreja de São Francisco de Assis, em Jacarecanga, retomada após meio século de paralisação. Marcelo Gurgel

Ao comentar sobre a obra, Marcelo Gurgel falou das razões que o levaram à republicação dos Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado em Fortaleza, no ano de 1946: médicas, históricas e religiosas. Esse primeiro Congresso foi o evento seminal para a criação da Faculdade de Medicina da UFC, afirma o escritor Marcelo Gurgel e acrescenta que tudo isso é confirmado pelo Jornal O Povo, em matéria referente à publicação do livro “Memória de um jornal”, de autoria do jornalista e membro da diretoria daquele jornal, José Raimundo Costa, lançado em 1988, pela Fundação Demócrito Rocha.

Falar sobre o autor, que é médico e com vários livros publicados na área de saúde, é como mergulhar na literatura, cuja definição tem tudo a ver com Marcelo Gurgel: a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos, e por aí vai… O escritor, nos últimos tempos, enveredou no mundo literário, com atuação nos seguintes gêneros: crônica, conto, memórias, ensaio, romance e teatro. Marcelo Gurgel trabalha como médico e professor do Instituto do Câncer do Ceará. É professor titular da UECE, leciona no Curso de Medicina e no Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde e no Doutorado em Saúde Coletiva (Associação Ampla – UECE/UFC) É membro titular da Academia Cearense de Medicina, onde ocupa a Cadeira de nº 18.

Contato: prof. Marcelo Gurgel