36 novos médicos da UECE colam grau no Teatro José de Alencar

11 de janeiro de 2010 - 13:54 #

Mais uma vez o verde esmeralda deu o brilho da solenidade de Colação de Grau da segunda turma do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desta vez, a medicina formou 36 médicos, prontos para enfrentar a residência médica nos diferentes segmentos da carreira. A solenidade foi no Teatro José de Alencar, na noite do último dia 6, presidida pelo Reitor da UECE, Francisco de Assis Moura Araripe, e contou com a presença de um convidado especial o ex-Reitor Manassés Cludino Fonteles, um dos fundadores do curso, e que foi escolhido pelos formandos como patrono da turma e orador oficial. O paraninfo foi o médico José Moreira Lima e o médico Fábio Machado Landim, “in memoriam”, foi homenageado com o nome da turma.

O Reitor Assis Araripe, em seu discurso, fez um histórico da criação do curso de Medicina, ressaltou o empenho do então Reitor, Prof. Manasses Claudino Claudino Fonteles, do qual o Prof. Araripe era o Vice-Reitor, para que o curso de Medicina fosse implantado. Ressalta o Reitor Araripe, “que numa atitude de respeito e reconhecimento, os graduandos de hoje o elegeram Patrono da Turma e orador oficial”.

O patrono da nova turma de médicos da UECE, Reitor da Universidade Mackenzie – São Paulo, em seu discurso, falou da criação do curso de Medicina, por ser “um dos maiores feitos de nossa Instituição. Como já afirmei no passado, a criação do curso foi um ato de fé e de lógica sazonado na estação apropriada”. O professor Manassés agradeceu sensibilizado o convite dos formandos para que proferisse o discurso da Colação de Grau da segunda turma do curso de Medicina da UECE.

O orador discente na solenidade de Colação de Grau da segunda turma do curso de Medicina da UECE foi o formando Leandro Rêgo. Ao discursar, o novo médico declarou que “conquistamos hoje com muito esforço nossa maior vitória, a consolidação de um sonho iniciado há seis anos: ser médico”.

A orquestra Eliazar de Carvalho, regida pelo maestro Paulo Lenilson, saudou os concludentes do curso de Medicina e os convidados. A solenidade contou com a presença da Secretária Adjunta da SECITECE, Profa. Teresa Lenice Gama, do Vice-Reitor, Prof. Antônio de Oliveira Gomes, Deputado Federal Chico Lopes, Diretora do Centro de Humanidades da UFC, Maria de Fátima, representando o Reitor Jesualdo Farias, presidente do Sindicato dos Médicos, José Maria Pontes, diretores do CCS e CCT, coordenadora do Curso de Medicina, Profa. Ivelise Regina Brasil, Pró-Reitores, Diretores de Centros e de Faculdades, professores, autoridades, familiares dos formandos, além de outros convidados.