20 de novembro – Dia da Consciência Negra

20 de novembro de 2020 - 15:04 # # # #

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), instituição ranqueada como uma das que mais combate a desigualdade no país, convida a todos para uma reflexão acerca da importância do combate ao racismo estrutural no Brasil e no mundo. Para contribuir nessa reflexão, a Uece traz abaixo o artigo da coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro), professora Zelma Madeira, que tem como tema “Ter Consciência Negra é Fortalecer Nossa Humanidade”:

Nesse mês comemoramos o 20 de novembro, o dia da consciência negra, demarcamos o significado histórico de Zumbi de Palmares – nosso herói, nossa referência de luta, de busca por liberdade.

A data instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.

O racismo no Brasil corrobora as teses de inferiorização dos negros e supremacia branca. Essa ideia foi disseminada pelo mito da democracia racial. Essa ideia foi responsável por disseminar e enraizar o pavor de o branco ser comparado ao negro, ao mesmo tempo em que pregava a miscigenação como uma evolução aos negros. A mistura tinha nos evoluído, haja vista ser o africano destituído de criatividade, inteligência para edificar uma nação.

Justamente por isso essa data tem significado histórico para negros e negras, pois por meio dela fazemos a denúncia das persistentes desigualdades raciais, as opressões, subalternização, inferiorização, a violência e desumanização desse grupo étnico. A despeito de já ter passado mais de 130 anos de abolição, a população negra ainda enfrenta muitos obstáculos para exercer sua cidadania. Portanto, como negros/as, nessa data, reafirmamos nossas potencialidades, capacidades e fortalecemos nossa humanidade.

Por outro lado, o dia da consciência negra é um momento para o grupo étnico não negro na nossa sociedade, deixar de desprezar a questão racial, entendê-la numa perspectiva crítica e propositiva. É tempo do despertar para uma consciência Antirracista, e isso não é pouco ou superficial. A luta antirracista não pode ser mero discurso, retórica, sem desdobramentos a favor de acesso a direitos, e a igualdade racial plena. Porém, guarda raízes profundas, pois escolher ser antirracista é antes de tudo fazer uma ação política. É prática política direcionada ao desmantelamento dessa estrutura e construção de uma ambiência democrática para termos justiça racial e paz.