15 de setembro, dia do Musicoterapeuta

14 de setembro de 2012 - 18:08 #

Musicoterapeuta, o profissional que usa a música como terapia.

“Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”. Fonte: Federação Mundial de Musicoterapia

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) conta com cursos de graduação como Medicina, Enfermagem e Música, todos envolvidos na atenção psicossocial, dimensão na qual a musicoterapia se inclui.

Parabéns a todos os musicoterapeutas pelo seu dia.