Hoje é o Dia do Professor

15 de outubro de 2012 - 12:34 #

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina aoaprender, diz Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”.  A poeta goiana Cora Coralina, fina doceira que era, acrescentou:  “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Assim, com sorte e felizes, veremos que ensinamentos e aprendizagens vamos todos recebê-los ao longo da vida.

O 15 de outubro como data para celebrar o dia Professor foi estabelecido em 1827, quando dom Pedro I, por meio de decreto, naquele dia, definiu como deveriam ser as Escolas de Primeiras Letras em todo o Brasil. A lei dizia, entre outras coisas, o que deveria ser ensinado para meninos e meninas. Em 1963, um decreto do presidente João Goulart instituiu o dia 15 de outubro como dia do professor.

De acordo com o IBGE, há cerca de 2,4 milhões de professores, só na educação básica, dos quais 80% trabalham na escola pública.

A Universidade Estadual do Ceará cumprimenta  todos os professores de seu quadro de docentes e também tantos quantos compartilham saberes, pois como afirmou Freire:  “É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção”.

A água se ensina pela sede;
A terra, por oceanos navegados;
O êxtase, pela aflição;
A paz, pelos combates narrados;
O amor, pela cinza da memória
E, pela neve, os pássaros.

Emily Dickson