11 de Agosto – Dia do Estudante

11 de agosto de 2023 - 12:01

Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, registrou que o sentido da educação está no fato de que “mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber […]” e de construírem projetos para o mundo. O Dia do Estudante, para além de uma construção histórica, é uma celebração da atitude crítica e reflexiva de elaboração de saberes e da construção de projetos para si e para o mundo, sempre com a esperança de um mundo mais justo e igualitário.

Hoje – e nos dias que virão –, propomos uma reflexão sobre a importância o trabalho constante pela valorização da educação como direito de todos, com condições de acesso, permanência e sucesso dos estudantes; a inclusão como princípio das ações voltadas à educação, que devem ser capazes de contemplar a diversidade de gênero, de etnias, cores e raças, de classes sociais e de quaisquer outras individualidades e a abertura de espaços de estudo e de aprendizagem a cada vez mais pessoas.

Neste 11 de agosto, a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) parabeniza a sua comunidade estudantil pelo Dia do Estudante e pela tomada de uma atitude de construção e de reconstrução de realidades por meio da educação.

Feliz Dia do Estudante!