​​Nota de pesar pelo falecimento da professora Lucília Maria Abreu Lessa Leite Lima

8 de maio de 2023 - 09:06 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora Lucília Maria Abreu Lessa Leite Lima ocorrido na sexta, 5 de maio. O sepultamento ocorreu no sábado (6) no cemitério Jardim Metropolitano.

A professora Lucilia era vinculada ao Centro de Ciências da Saúde, curso de medicina, desde 2013, com dedicação exclusiva, e atualmente ministrava disciplina de Ciências Fisiológicas. Era membro do Núcleo Docente Estruturante, além de Coordenadora do Laboratório de Fisiologia Renal (LAFIR) do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB).

Seus estudos tinham ênfase em Fisiologia Renal, atuando principalmente no estudo dos efeitos renais de hormônios que regulam a homeostase de sal, água e do equilíbrio ácido-base e que modulam as secreções renais de potássio e hidrogênio, desenvolvendo  experimentos em microperfusão renal in vivo para estudo do transporte iônico em túbulos renais.

A Reitoria da Uece se solidariza com familiares e amigos da professora Lucília Lessa neste difícil momento de dor.