Weyne de Sousa se aposenta e diz que a Uece mudou a sua vida

18 de maio de 2023 - 16:59

Se o trabalho dignifica o homem, o servidor da Uece, Francisco Weyne de Souza é um exemplo disso. Foi a partir do início de sua trajetória na instituição, há 37 anos, que ele viu sua vida mudar. Agora, aos 62 anos de idade, pai de cinco e avô de mais cinco, ele encerrou seu ciclo na instituição e assinou sua aposentadoria no último dia 16 de maio, no Degep.

Até os 25 anos de idade, Weyne tinha uma vida desregrada e sem muitas perspectivas; foi quando teve a oportunidade de trabalhar na Uece, como trabalhador do campo. Ele agarrou a chance e reescreveu sua história. Logo após, conheceu Hosana Sousa, com quem é casado há 36 anos.

Weyne conta da alegria de ter a Uece em sua vida. “A Uece foi minha segunda casa. Ela representa muito pra mim, foi o sustento da minha família”. Ele fala, ainda, sobre poder ter visto a evolução da Universidade. “Vi a Uece crescer, evoluir, as salas de aula melhorarem, hoje até com ar-condicionado… Quando eu cheguei na Uece não tinha essa estrutura que tem hoje. Eram poucas salas de aula, com cadeiras de madeira, não tinham esses blocos. Ali na frente não tinham aqueles prédios, tinham três campos de futebol”, lembra o recém-aposentado.

Trabalhar na Uece ajudou também a reconhecer, cada vez mais, o valor da Educação. Embora sem estudos concluídos, Weyne fez questão de que todos os filhos estudassem, o que resultou no ingresso de uma das filhas, Daniele Sousa, no curso de Pedagogia da Uece. “Foi muito orgulho e felicidade quando ela me disse que tinha passado na Uece. Ela já está perto de terminar o curso”, conta Weyne.

Além de Daniele, todos os outros filhos, Rosiane, Aparecida Dayseane, Rosângela e Edinardo, seguiram seus caminhos, nas áreas de beleza e de alimentação. “Uma é dona de um restaurante vegano, a mais nova também trabalha no restaurante; e os outros são donos de salão de beleza”, disse o pai orgulhoso.

Por muitos anos Weyne ofereceu tudo o que pôde, sozinho, para a família. Anos depois, a esposa Hosana voltou a trabalhar e a estudar. “Está terminando Enfermagem”, exalta Weyne. Hosana é também uma mulher empreendedora. Abriu a Bendita Tapiocaria, no Maracanaú-CE. E é lá que agora Weyne pensa em investir seu tempo, ao lado de quem tanto o apoiou ao longo desses anos.

Portanto, ele se despede da Uece: “Só vou levar coisas boas daqui, muitas amizades. Levo e deixo muitas amizades… Aos que ficam e aos que estão chegando nessa casa, desejo muita saúde e determinação para cuidar e levar a Uece pra frente cada vez mais”, finaliza Weyne.

A Universidade Estadual do Ceará agradece ao servidor Weyne Sousa, por toda sua dedicação e contribuição! Muito obrigada!