Vice-diretor do Cecitec, Lúcio Galvão, se aposenta, deixa legados e leva muito afeto

23 de maio de 2023 - 08:00

Um professor querido e bem-humorado, um gestor comprometido e dedicado, além de ambientalista. Esse é Lúcio Roberto Galvão de Araújo, professor de Química e vice-diretor do Centro de Educação, Ciência e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec) que, aos 60 anos de idade, após 17 anos de muitos serviços prestados à Uece, assinou sua aposentadoria no Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), no último dia 19 de maio.

Professor Lúcio e sua esposa e procuradora, Débora Galvão

Sorte! Foi na sorte que, lá atrás, em 2005, professor Lúcio Galvão escolheu o Cecitec para lecionar. Foi escrevendo os nomes de três cidades nos papéis e sorteando, que ele definiu que Tauá seria o seu lugar. À época, não imaginava o quão certa foi sua escolha. Hoje ele diz emocionado: “Eu amo essa Uece!”. Seu amor não está demonstrado somente nas palavras, mas também em suas muitas ações. Ele contribuiu não apenas para o crescimento do Cecitec, mas também da cidade de Tauá, de toda a Uece e de todo o Ceará.

Por exemplo, ele enxergou o conhecimento, a cultura da população e sua importância, sendo um dos principais articuladores para levar à Tauá o evento Profetas da Chuva que, entre outros objetivos, visa resgatar a cultura popular na Região dos Inhamuns, associando a isso a cientificidade. Professor Lúcio foi também um dos criadores do Forno Solar Alternativo e Antipoluidor, em Tauá, que resultou no 1º lugar da Feira Internacional de Invenções, Empreendedorismo Científico e Negócios (InnovaWorld). O modelo foi aplicado na cidade e teve boa aceitação. Os materiais que podem ser utilizados na confecção do forno solar são caixas de papelão, cabos de vassoura, jornais, revistas, películas plásticas e placas metálicas. Qualquer pessoa que tenha um pouco de habilidade com ferramentas básicas, como martelo, serrote ou tesoura, pode montar seu próprio forno.

Além de muitas outras ações que beneficiaram estudantes e/ou toda a população de Tauá, professor Lúcio foi também um grande gestor no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti, à pedido do ex-reitor Jackson Sampaio. Em Pacoti, fez parcerias e realizou cursos de eletricista, de gastronomia, além de ações voltadas para valorização do meio-ambiente. Fez também parceria com projetos realizados em Guaramiranga, acolhendo as crianças que iam se apresentar na região durante o Carnaval.

Toda sua dedicação não passou despercebida. Além do carinho de todos, professor Lúcio recebeu os títulos de cidadão tauaense e pacotiense.

Muito infelizmente, suas ações e planos foram interrompidos por um grave acidente, que o afastou da sala de aula e da gestão dos campi de Tauá e de Pacoti; mas que o aproximou ainda mais de outro amor, o seu maior amor, sua família. Hoje, mais do que nunca, a esposa e psicóloga Débora Galvão, e o filho Gabriel Galvão, de 29 anos, são a sua força. Os dois, inclusive, acompanharam o docente para sua aposentadoria, no campus Itaperi. O respeito, a união, a dedicação, o amor e o carinho são nítidos e muito vivos entre eles. “A gente tem muita força”, disse Débora que, ao falar do companheiro, demonstra grande admiração por tudo o que ele já realizou, pelo que deixa na Uece.

“Você vê que ele é a própria calma. Ele é também muito bem-humorado. Acredito que algo que ele mais deixa para os seus alunos é o ensinamento do bom humor, de sempre sorrir para a vida”. Débora fala, ainda, do quanto ele oferece e recebe amor. Uma pequena parcela disso está nas muitas mensagens de afeto que são recebidas pelo perfil criado no Instagram @prof.luciogalvao:

“Grande professor e Grande pessoa. Sempre dedicado aos seus alunos, com muita alegria e amizade nos ensinou muito sobre a vida”. @samiraalexandre.s

“Ahhh como dei trabalho ao prof.luciogalvao, quando da orientação da minha monografia. Sou muito grata. Aprendi demais, além do conteúdo acadêmico, aprendi dedicação, generosidade e muito mais”. @fran.silva1989

“Grande amigo Lúcio que tive a honra de trabalhar em parceria da escola à Universidade”. @samuel_lima2908

“Nunca esquecerei de suas aulas”. @caracasrenan

“… tive a honra de ser sua aluna no Campus do Cecitec, no nosso Tauazinho de açucar, onde você se sentia muito bem recepcionado, fez vários amigos. Amava suas aulas, nos deixou muitos aprendizados. Que Deus continue te abençoando”. @karine03machado

“Meu amigo, amo vc, sinto muita falta dos seus ensinamentos”. @kicofeitoza

“Que alegria te ver sorrindo. Deus é maravilhoso e em breve estará novamente fazendo o que ama novamente”. @darah_sousah

Homenagem na Uece

No dia de sua aposentadoria, em 19 de maio, professor Lúcio Galvão foi recebido pela Administração Superior e Intermediária da Uece, no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), na Reitoria, onde recebeu, dos amigos e colegas de profissão, abraços e demonstrações de carinho e gratidão.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, destacou a grandiosidade de suas ações e agradeceu os muitos anos de serviço e parceria, assim como fez também o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz.

O direitor do Cecitec, professor Isaias Batista, listou alguns dos principais feitos do homenageado, na Região dos Inhamuns, e agredeceu a valiosa amizade.

A esposa e procuradora do professor Lúcio, Débora Galvão, agradeceu a todos e repetiu algo que, segundo ela, o docente sempre fala: “Reclame menos da vida e seja feliz”!