“Uece representou a parte mais importante de minha vida laboral”, declara prof. Fernandes após aposentadoria

8 de abril de 2024 - 16:58

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deixa saudade para a maioria dos que por ela passam, seja como estudante ou servidor. Isso não foi diferente para o professor aposentado há oito meses, Francisco Fernandes de Almeida Filho. Embora ainda muito ocupado, voltado agora ao empreendedorismo, professor Fernandes, como é conhecido, confessa a lembrança e a saudade que sente da instituição e declara: “A Uece representou a parte mais importante de toda a minha vida laboral”. Suas palavras refletem a conexão estabelecida desde 1977, quando iniciou sua trajetória na antiga Escola de Administração do Ceará, que foi incorporada à Uece.

Lotado, até agosto de 2023, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), professor Fernandes escolheu sua paixão, a sala de aula, onde construiu vínculos e despertou admiração e respeito durante 28 anos e 11 meses. Um exemplo disso aconteceu durante um apagão de energia elétrica no turno da noite, quando todos os alunos permaneceram na sala para continuar assistindo à aula, mesmo no escuro. O episódio ganhou as redes sociais no dia seguinte, deixando o docente muito feliz, como relata:

“Certo dia, há cerca de cinco anos, no primeiro dia de aula do segundo semestre, numa sexta-feira, às 18h30, adentrei na sala de aula para ministrar a disciplina Matemática Financeira e Comercial, onde lá se encontravam cerca de 50 alunos do Curso de Administração. Como de praxe me apresentei para a turma, apresentei o conteúdo programático da disciplina e, em seguida, iniciei a apresentação dos conteúdos. Por volta das 19h30 aconteceu um apagão da energia elétrica na Uece. Considerando o horário, de uma sexta-feira, em uma universidade pública, era de se esperar uma dispersão dos alunos por consequência do apagão. Pasme! Não se levantou um só aluno. Todos acenderam as lanternas dos seus celulares, apontaram para o quadro branco, se fazendo um forte foco de luz. E eu continuei a ministrar a minha aula, apresentando, até às 21h, inúmeras fórmulas matemáticas, instrumentos da disciplina. No outro dia esse fato bombou nas redes sociais e eu, é claro, fiquei envaidecido e com o ego a explodir, porque houve uma massiva compreensão de que os conteúdos apresentados preenchiam as expectativas de conhecimento que a disciplina propiciava”.

Diante desse momento e de muitos outros que viveu na Uece, o sentimento hoje não poderia ser outro. “Sensação de dever cumprido, orgulho por ter contribuído com a Uece, durante quase 30 anos, para a formação superior de tantos indivíduos da minha terra. A certeza de que me preparei continuamente, durante tanto tempo, para compartilhar com meus alunos a acumulação de conhecimentos que os preparasse para o trabalho e para sua consciência cidadã”.

Embora muito satisfeito com tudo que realizou, a saudade do dia a dia na Uece permanece. “A saudade da sala de aula, a saudade de compartilhar com os alunos a expectativa de que a educação é o principal instrumento para formação de um indivíduo. A saudade dos amigos professores que continuam a formar com competência tantas pessoas carentes de conhecimento. A saudade dos servidores lotados no CESA e especificamente no Curso de Administração, que me apoiaram eficientemente, durante todo esse tempo”.

É com essa saudade e com essa alegria de tanto ter contribuído para a formação de tantos, que o professor Fernandes deixa uma mensagem: “Vivemos a era do conhecimento e tenho plena convicção de que o estudo é o único instrumento que possibilita a acumulação de conhecimento. Portanto, o recado que deixo aos jovens é que estudem, estudem e estudem. Conheçam, conheçam e conheçam… Somente assim serão capazes de alcançarem o sucesso pessoal e uma educação cidadã para eficientizar as instituições sociais e produtivas, bem como colaborarem para a própria sobrevivência do planeta”.

A esse grande docente, a Universidade Estadual do Ceará expressa aqui essa homenagem e agradecimento pelos quase 30 anos de dedicação e contribuição!