Geólogo da Uece, Fernando Sales, se aposenta e deixa contribuições em pesquisas e projetos

23 de maio de 2023 - 16:24

Mapeamento de rochas e minerais, publicação e organização de livros, contribuição na implementação e organização de laboratório e ministração de aulas práticas, são apenas algumas das realizações que o geólogo da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fernando Antonio Castelo Branco Sales, deixou ao assinar sua aposentadoria no último dia 6 de maio, no Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), no campus Itaperi.

Foram 41 anos de serviços prestados à instituição, exercendo atividades para além do cargo técnico. Lotado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Fernando tem 66 anos de idade e se aposenta para fechar um ciclo e dar espaço a uma nova etapa em sua vida. “A motivação de encarar novos desafios e desenvolver novas funções dentro de minha área profissional, levou-me a me aposentar agora”, afinal, “aposentadoria não é o fim, mas sim o começo de novas etapas na vida de uma pessoa mais experiente”.

Esse pensamento não poderia ser diferente para um profissional tão ativo, que nunca pensou em acomodação. Enquanto servidor da Uece, Fernando se tornou mestre em Geografia pela instituição e doutor em Geologia pela UFC. Ao longo dos anos, soube aproveitar cada aprendizado e, mais ainda, soube aplicar e repassar.

Antes de ingressar transferido na Uece, o geólogo atuou na extinta Superintendência Estadual do Ceará (Sudec) e na Companhia Cearense de Mineração (Ceminas). Neste último, teve a oportunidade de participar da execução de vários projetos de prospecção e pesquisa mineral, com destaque para o projeto de implantação das atividades de mineração de rochas ornamentais do estado do Ceará. “Essa experiência na Ceminas foi fundamental para as atividades que passei a desenvolver na Uece, dedicando-me à área da pesquisa, participando da elaboração e execução de projetos de cursos de especialização e publicações interinstitucionais, com financiamento da Funcap, Capes e CNPq”, destacou Fernando Sales.

Uma das pesquisas na qual estava envolvido, resultou no mapeamento das Rochas e Minerais Industriais do Ceará, que se tornou livro, com a participação de pesquisadores de diversas instituições, além da Uece, como o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a UFC.

O geólogo da Uece participou também da organização do livro Rochas Industriais, juntamente com o professor e ex-reitor da Uece, Jader Onofre de Moraes, e o geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), José Ferreira de Sousa, tendo apoio financeiro do PADCT/CNPq e da Funcap. Participou, ainda, como autor, do Catálogo de Rochas Ornamentais do Estado do Ceará, também com o professor Jader Moraes e outros pesquisadores; bem como da elaboração do curso de Especialização em Rochas Ornamentais, com apoio financeiro da Capes/CNPq.

Além disso, Fernando acrescenta: “Outro trabalho realizado foi a implementação e organização do laboratório de Geologia, vinculado ao curso de Geografia/CCT, composto com vasto acervo de rochas e minerais coletadas e catalogadas, juntamente com o professor geólogo Antonio de Oliveira Gomes Neto, que foi também vice-reitor da Uece. Ainda em parceria com os professores Gomes e Elton Benevides (UFC), Fernando deu aulas práticas das disciplinas de Geologia e Mineralogia, tanto no laboratório, como nas viagens de campo com os alunos do curso de Geografia, principalmente.

Assim, Fernando Sales avalia sua trajetória na Uece como “enriquecedora” e ressalta: “sendo a universidade um celeiro da ciência e da tecnologia, ela me possibilitou aprender e colaborar com aprendizagem de muitos outros. A universidade me fez crescer como profissional e como ser humano”.

Entre tudo o que viveu na Uece, essa colaboração “com a aprendizagem de muitos”, terá um espaço especial nas lembranças e no coração do geólogo. “Sempre marcante foi constatar que vários alunos que passaram pelo laboratório de Geociências e pelas aulas de campo tornaram-se grandes professores da Uece”, ressalta.

Além disso, Fernando leva consigo muito da Uece e deixa também muito de si. “Levo uma bagagem de conhecimentos adquiridos ao longo desse período, que contribuem muito para meu desempenho profissional. Deixo um pouco do meu conhecimento a cada aluno com quem interagi nas práticas de laboratório de Geologia e Mineralogia realizadas no laboratório de Geociências e nas viagens de campo”.

Além de geólogo, Fernando Sales também exerceu na Uece a função de diretor técnico do Iepro, durante a gestão do reitor Jader de Moraes, a quem o recém-aposentado demonstra grande admiração e gratidão. “Gostaria de agradecer as oportunidades de estudo e trabalho conjunto com o professor Jader Onofre de Moraes e também com os professores Elton Castelo Benevides e Antônio de Oliveira Gomes Neto”.

Assim como esse agora profissional aposentado, a Uece está cheia de gratidão! Dessa forma, a Universidade Estadual do Ceará agradece ao servidor Fernando Antonio Castelo Branco Sales, por toda sua dedicação e contribuição! Muito obrigada!