Ela não para! Aposentada, profa. Ana Maria Mac-Dowell é uma nutricionista empreendedora

3 de maio de 2024 - 12:03

Com a fama de ser, além de professora, uma nutricionista empreendedora, a professora Ana Maria Mac-Dowell Costa está aposentada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) há cerca de oito meses, mas, como ela diz, “a aposentadoria não é o fim, não é sair do movimento para não fazer nada, mas sair em busca de novos sonhos, novas metas”.

E é isso que ela vem fazendo, vivendo, viajando e também trabalhando. “Continuo participando do Grupo de Estudo em Alimentação Coletiva da Uece (GEAC), vou ministrar um curso para o CRN-11, como voluntária, continuo como coordenadora do Curso de Especialização em Nutrição e Exercício Físico e como professora do Curso de Especialização em Gestão da Qualidade, da Uece; e neste semestre vou ministrar aula de gestão de custos na disciplina que era de minha responsabilidade. Também estou dando consultoria em projetos de cozinhas profissionais e na gestão de serviços de alimentação comercial, além de estar assessorando a Uece”, conta Ana Mac-Dowell.

Essa é a vida ativa que a professora Ana desejou desde a infância, quando já sonhava com a sala de aula. “A docência, sempre gostei; desde criança que eu ensino”, revela. Na Uece, sua trajetória começou ainda quando era estudante de graduação. Enquanto concluía o curso de Economia Doméstica na UFC, se preparava para fazer Nutrição na Uece. E fez! Depois disso, viveu experiências no mercado de trabalho voltado para Nutrição, mas concluiu: “eu quero ser professora!”.

Foi quando em 1989, aos 34 anos de idade, foi aprovada em concurso público da Uece, sendo vinculada ao seu querido curso de Nutrição. Ela lembra que no começo a docência não foi fácil, pois sua primeira disciplina não era bem de seu domínio, no entanto, aceitou o desafio e foi em busca de conhecimento, passando, inclusive, por estágios em renomadas instituições de ensino superior brasileiras, como USP e UFPE. Ela considera ter sido um tempo de grandes aprendizados, além de uma oportunidade de fazer amizades e parcerias valiosas para toda a vida. No entanto, ficou mais feliz quando conseguiu se voltar, na Uece, para a área que tanto ama e se identifica, assumindo a disciplina de Administração de Serviço de Alimentação II (ASA II).

“Nessa disciplina, consigo preparar os alunos para serem profissionais, visando o mercado de trabalho. Eu procuro desenvolver nos alunos o planejamento. Eles estudam e se preparam para serem profissionais conscientes do que querem, de olho no mercado de trabalho”, conta a professora Ana.

Com essa visão, foi Mac-Dowell a idealizadora da primeira consultoria junior em Nutrição da Uece. “Assim, os alunos saem com mais expertise para o mercado”, avalia Ana. E essa consultoria é algo que os estudantes reconhecem o valor e fazem questão de participar mesmo em tempos menos favoráveis. “Mesmo na pandemia, pegaram duas empresas para consultoria na área de alimentação coletiva”, revela a docente orgulhosa.

Esse é um exemplo das muitas ações que Ana Mac-Dowell realizou que a fez ganhar a fama de “professora empreendedora”. “A minha fama é de professora empreendedora porque eu sempre tive o olho no mercado de trabalho, pois no meu ponto de vista não adianta ficarmos só dentro dos muros da universidade”, defende a aposentada.

Em 1996, professora Ana passou, ainda, a assumir cargos de gestão, sendo chefe do Departamento de Nutrição por dois anos e meio e, logo depois, subchefe por dois anos, dando a ela mais oportunidades de empreender na Uece, de realizar ações que mudariam o dia a dia e o futuro de muitos. Foi nesse período que Mac-Dowell criou o curso de Especialização em Nutrição e Exercício Físico da Uece, por ela coordenado até hoje. E foi também, por muitos anos, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Alimentação Coletiva (NEPAC).

Essa trajetória na Uece, que durou 33 anos até sua aposentadoria, foi marcada por muitos momentos vividos e compartilhados, sendo alguns deles, quando a professora Ana percebia as muitas dificuldades superadas por estudantes, para estarem ali se graduando. “Teve um aluno, que eu sentia que sofria muito bullying e também era isolado. Ele era muito calado. Comecei a observar, ele e os colegas de grupo. Precisei intervir”, ressalta a professora. Sua atitude como docente, associada à de outros professores, fez a diferença para aquele jovem estudante. “Ele se desenvolveu, com suporte de todos os professores. No final do semestre foi ele quem mais se destacou na apresentação do seminário”, conta Ana, muito feliz.

Outro grupo em que Mac-Dowell intervia, era dos servidores que com ela atuava, sempre estimulando e facilitando a capacitação dessas pessoas. Falando em servidores, professora Ana menciona uma com muito carinho. “Celina Leitão, da Biblioteca, é um anjo da guarda. Ela sempre está pronta para ajudar; é um exemplo de funcionária”.

Professora Ana Mac-Dowell, embora aposentada, continua espalhando e recebendo esse carinho de todos no campus Itaperi, e, claro, contribuindo e empreendendo para o desenvolvimento de profissionais de qualidade. Ela deixa, ainda, uma mensagem aos docentes que ingressam na Uece: “Enxerguem e ajudem seus alunos, considerando suas diferenças. Trabalhem com amor, porque quem trabalha com amor trabalha enxergando o melhor, você se dedica, se compromete”.

É com esse sentimento, que a Universidade Estadual do Ceará expressa sua homenagem e agradecimento à professora Ana Maria Mac-Dowell Costa pelos mais de 30 anos de dedicação, contribuição e empreendedorismo nesta instituição.