“Aqui foi tudo de bom”, declara servidora Zuleide Freire após 42 anos de dedicação
25 de junho de 2024 - 15:30
“A Uece representa grande parte da minha vida”. Com essa declaração, a servidora técnico-administrativa Zuleide Freire da Silva Pontes, agora aposentada, fala da sua relação com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
No total, foram 42 anos de serviços dedicados ao estado do Ceará, dos quais 35 foram na Uece. Isso porque Zuleide ingressou no serviço público estadual em 1981, na antiga Comissão Estadual de Planejamento Agrícola (Cepa). Após a extinção da pasta, os servidores poderiam escolher onde desejavam ser lotados. Zuleide foi categórica: “Eu quero ir para a Uece!”.
A relação com a Universidade já havia, mesmo que não diretamente, por meio da professora Rosila Cavalcante, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), com a qual Zuleide tinha uma relação de amizade. Já na Uece, ela iniciou uma nova trajetória profissional, inicialmente vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), como Agente de Administração. Também prestou serviços na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), ficou à disposição da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e voltou para a Proplan, antes de ficar à disposição da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Da Uece, ela leva boas memórias. “A gente sente falta dos amigos, do acolhimento, eu fui muito bem acolhida aqui quando eu cheguei, o pessoal todo muito bacana. Daqui da Uece eu só tenho boas recordações. Aqui foi tudo de bom.”, comenta muito emocionada.
Um momento marcante para a servidora foi a despedida antes de ir para a Funceme, em que o acolhimento e o carinho de todos expressaram a saudade do cotidiano junto da colega e amiga.
Zuleide leva da Uece as amizades, além do carinho, do respeito e do companheirismo. “É uma alegria e uma saudade.”. Com sentimento de gratidão por ter sido tão bem recebida na Uece, Zuleide inicia uma nova fase da sua vida, em que espera ficar mais tempo na companhia do marido e de toda a sua família.
Hoje, Zuleide aproveita os dias de aposentada para cuidar da saúde e também para trabalhar em outros projetos: “Hoje, eu ajudo a administrar a corretora de seguros de meu esposo, mas também temos aproveitado para viajar e eu tenho cuidado mais da saúde, frequentando a academia”, finaliza.
À servidora Zuleide Freire, a Universidade Estadual do Ceará expressa aqui essa homenagem e esse agradecimento pelos mais de 40 anos de dedicação e contribuição!