Aposentado, Péricles Chaves relembra trajetória na Uece com gratidão

30 de abril de 2025 - 17:00

 

Com nove meses de aposentadoria, o ex-programador da Universidade Estadual do Ceará (Uece), José Péricles Chaves, olha para trás com emoção e orgulho. Após anos de dedicação à instituição, ele resume seu sentimento em uma frase: “Tenho orgulho de ter feito parte da Uece”.

Hoje, cuidando da saúde, Péricles relembra com carinho o início da sua ligação com a universidade, ainda na infância, quando o seu pai, o professor e ex-reitor Perípedes Maia Chaves, dava a ele a oportunidade de frequentar o campus Itaperi.

Durante sua trajetória na Uece, Péricles teve importante papel no desenvolvimento e implantação dos primeiros sistemas acadêmicos da instituição.. Com habilidade para ensinar e se comunicar, ele não apenas participou da criação das ferramentas, como também treinou os servidores que passariam a utilizá-las.

Formado posteriormente em Direito, Péricles é grato à instituição por todo o aprendizado. “Tudo o que eu tenho de bom, de conhecimento jurídico, de conhecimento intelectual, eu aprendi aqui na Uece. Posso afirmar que todas as coisas que aprendi e vivi dentro da Uece, pra mim, foi útil para o meu crescimento”, ressalta o aposentado.

Ao recordar sua trajetória, Péricles não deixa de agradecer a pessoas que marcaram sua caminhada na universidade. Menciona com admiração o servidor Paulo Marcelo Farias, o professor Ari Othon Sidou e, claro, seu pai, Perípedes Maia Chaves. “Eram cabeças muito pensantes da universidade, e com eles aprendi muito”, afirma.
Mesmo afastado do dia a dia da instituição, ele faz questão de deixar uma mensagem a todos que seguem contribuindo com a universidade: “A Uece merece e precisa de muito amor, de querer bem, carinho e respeito. Então, cuide, zele, dê amor à Uece”.

A Universidade Estadual do Ceará presta aqui sua homenagem e agradecimento a José Péricles Chaves pelos anos de trabalho e contribuição à construção de uma Uece cada vez maior.