CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES E COLABORADORES/AS

18 de agosto de 2021 - 19:16

A coordenação do Mestrado Acadêmico em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (MASS/UECE) convida as/os interessadas/os para a realização de processo de credenciamento de professores-pesquisadores, Doutoras/es em Serviço Social e áreas afins, para integrarem seu quadro de Docentes Permanentes (DP) e/ou Colaboradoras/es, com vistas ao fortalecimento das novas linhas de pesquisa a serem instituídas em nosso mestrado:

I – QUESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL: Analisa e contextualiza histórica, econômica e socialmente a gênese da questão social e o papel do Estado no modo capitalista de produção e suas implicações para a constituição e consolidação do Serviço Social enquanto profissão. Reflete sobre o Estado e suas formas de enfrentamento das expressões da questão social no contexto da sociedade capitalista, considerando as particularidades da formação social brasileira. Pesquisa os impactos, no campo das políticas sociais e das ações do Estado e do Serviço Social, diante das mudanças ocorridas na contemporaneidade nas áreas de saúde, assistência, previdência, trabalho, educação etc; e as implicações destas mudanças nas relações de trabalho para o/a Assistente Social e para o contexto particular de formação deste/a profissional. Desenvolve estudos comparados dos processos gestados no campo das políticas sociais e das ações do Estado nos contextos europeu e latino-americano e caribenho.

II – CAPITALISMO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS: Reflete sobre o sociometabolismo do capital, enfocando temas como trabalho, práxis social, ideologia e alienação. Estuda o universo categorial da Crítica da Economia Política para a análise do padrão de reprodução do capitalismo contemporâneo; a crise do capital; o neoliberalismo e as transformações no mundo do trabalho. Pesquisa as mediações entre processo de acumulação de capital e fundo público, refletindo sobre sistema tributário e a disputa das classes sociais pela sua apropriação. Investiga os impactos do padrão de reprodução neoliberal sobre as políticas públicas, com foco na seguridade social. Realiza pesquisas comparadas destacando as particularidades da realidade brasileira, latino-americana e caribenha e as mudanças no contexto europeu.

III – LUTA DE CLASSES, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS: Articula discussões sobre luta de classes, movimentos sociais e suas formas de manifestação no âmbito das relações sociais e/ou do Estado. Reflete sobre o processo histórico de afirmação e efetivação dos direitos no contexto da modernidade, destacando as particularidades da formação social brasileira e as mudanças ocorridas na atualidade. Estuda os processos vivenciados pelos diversos segmentos sociais (crianças, adolescentes, juventudes, idosos(as), pessoas com deficiência etc.) na luta contra as situações de violência, identificando os modos de resistência e organização. Pensa a relação dialógica do Serviço Social com os movimentos sociais e sua participação nos processos educativos no contexto das lutas sociais por direitos e contra situações de violência. Efetiva estudos comparados sobre os processos de luta e organização política em torno dos direitos manifestos nos contextos nacional e mundial, com destaque para a América Latina.

IV – QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES DE GÊNERO, GERAÇÃO, RAÇA-ETNIA, SEXUALIDADES E CLASSES: Estuda as relações de gênero, étnico-raciais, de classes e sexualidades, em suas múltiplas interfaces com a questão social e o Serviço Social. Compreende a centralidade da questão social e suas variadas expressões como objeto de intervenção do Serviço Social. Contempla análises dos processos identitários e mecanismos sociais de (re) produção das opressões e reinvenção de resistências plurais, considerando as intersecções, os entrecruzamentos e as sobreposições entre as desigualdades de gênero, geração, raça-etnia, sexualidades e classes. Abrange estudos sobre feminismos, mulheres, população Lgbtqia+ (identidades de gênero e sexualidades não binárias e dissidentes da heteronormatividade) gerações, famílias, parentalidades, conjugalidades, maternidades e paternidades, violências de gênero, movimentos sociais e culturais, redes sociais e sociabilidades contemporâneas. Reflete o projeto de colonialidade, as questões advindas do passado colonial e as particularidades da formação social brasileira.

As/os interessadas/os deverão enviar para o endereço eletrônico mass.cesa@uece.br (Assunto: Credenciamento Docentes MASS 2019) os seguintes documentos (formato PDF):

a) Formulário de Inscrição – Credenciamento MASS
b) Link do CV Lattes atualizado;
c) Comprovantes das publicações de 2017-2021: artigos em periódicos científicos de estratos B1, B2, B3, A1 e A2 na área de Serviço Social, e/ou livros e capítulos de livros;
d) Comprovação de colaboração com programas de pós-graduação (participação em bancas, coorientação, palestras etc)
e) Projeto de pesquisa e proposta de atuação acadêmica, explicitando convergência com uma das linhas de pesquisa do MASS;

A aprovação do credenciamento se dará a partir da análise dos documentos enviados e do CV Lattes, contemplando os seguintes critérios: i) pontuação em publicação (periódicos, livros e capítulos de livros); ii) experiência na participação/coordenação de projetos de pesquisa financiados por agência de fomento; iii) experiência na colaboração com programas de pós-graduação; iv) vinculação com a UECE e instituições parceiras conveniadas; v) viabilidade da proposta de trabalho (projeto de pesquisa); vi) adequação às linhas de pesquisa do MASS.

Estes critérios serão avaliados por professoras/es relatoras/es, designadas/os em reunião do Colegiado do MASS. Para cada proposta apresentada será designado/a um/a relator/a que emitirá parecer a ser apreciado pelo colegiado do curso.

Para efeito deste credenciamento, não serão definidas vagas específicas. A inclusão de Docentes Permanentes, seguirá os critérios orientadores da área em relação à proporção Doutoras/es em Serviço Social e Doutoras/es em áreas afins. Do mesmo modo, a inclusão de Docentes Colaboradoras/es, além da proporção referida, observará a relação entre permanentes e colaboradoras/es.

As propostas serão recebidas, em fluxo contínuo, até dezembro de 2021. O resultado será enviado à/ao proponente via email, na medida em que a proposta seja enviada, avaliada por parecerista e homologada nas reuniões ordinárias do MASSMaiores informações pelo e-mail mass.cesa@uece.br. 

A coordenação