Pesquisadora da UECE é a primeira do estado do Ceará eleita como membro do Comitê Científico da Rede Nacional de Combustão – RNC
22 de agosto de 2017 - 03:00

A Escola de Combustão (EdC) é um evento realizado bienalmente pela Rede Nacional de Combustão (RNC), agente integrador entre as instituições de pesquisa, desenvolvimento e usuários dos processos de combustão. Fundada em 2002, a RNC (www.redenacionaldecombustao.org) é uma organização apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo também uma seção brasileira do Combustion Institute (www.combustioninstitute.org). As temáticas prioritárias dessa Rede são:
- Propulsão aeroespacial
- Motores Geração e aproveitamento de energia e calor
- Gás natural
- Combustíveis renováveis
- Diminuição do impacto ambiental
A Profa. Dra. Mona Lisa M. Oliveira e sua equipe foram os únicos representantes do Ceará a participarem da VI Escola de Combustão, sediada neste ano no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado nas dependências da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Neste evento, os pesquisadores cearenses apresentaram um trabalho inovador em combustão catalítica em meios porosos. Ainda na ocasião do evento, a Profa. Dra. Mona Lisa foi a mais votada para compor o Comitê Científico da Rede Nacional de Combustão por um período de 4 anos.

Histórico: Em 2003 com o apoio do CNPq/MCTI, a RNC promoveu uma Ação Induzida para Formação de Doutores no Exterior em Combustão. Na ocasião, a Profa. Mona Lisa Moura de Oliveira foi contemplada com o programa citado, concluindo seu doutoramento no Instituto Superior Técnico de Lisboa – Portugal. Em seguida, ingressou como pesquisadora (bolsista DCR-CNPq/FUNCAP) no Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC) da Universidade de Fortaleza, com trabalhos na área de gaseificação de biomassa. Atualmente é docente do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e vem colaborando nas áreas de engenharia térmica e controle de emissões com diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.