XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia foi fechado com chave de ouro

18 de setembro de 2010 - 03:00

A participação da UECE no XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia foi fechada com chave de ouro. No encerramento do evento, foram divulgados os 12 trabalhos premiados nas 6 áreas temáticas do Congresso e dentre os mais de duzentos trabalhos submetidos à área de Variabilidade e Mudanças Climáticas, um trabalho da UECE foi premiado.

O trabalho intitulado “Paleotemperatura da Superfície do Mar sobre os oceanos Tropicais: um Ponto de Partida para Reconstruções de precipitação no Nordeste Brasileiro?” é de autoria dos estudantes de graduação em Física Felipe Viana Pimentel, que o apresentou, e Tyhago Aragão Dias, orientados pelo Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa. Os estudantes são bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq. 

Na pesquisa, foram utilizados dados de estimativa de temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico nos últimos 10 mil anos para estimar as variações do clima no Nordeste Brasileiro nesse período, em função de mudanças na atividade do fenômeno El Niño e nos padrões de dipolo do atlântico. O trabalho sugere que o clima do Nordeste sofreu grandes alterações, indo de períodos provavelmente mais secos que o atual como há cerca de 3,5 mil anos atrás) até condições bem mais úmidas do que as de hoje (como no Holoceno Médio, há 6.000 anos).