Histórico

O LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade é um espaço multidisciplinar com o propósito de desenvolver pesquisa aplicada, a fim de atender o setor produtivo, sobretudo a partir de demandas de empresas e indústrias, vislumbrando sempre a inovação e sustentabilidade de produtos, processos e serviços.

 

Está localizado no campus da UECE no Itaperi-Fortaleza/CE, ocupando uma área de mais de 1,000 m2, com diversas áreas de conhecimento da pesquisa e inovação acadêmica, tais como ciências físicas aplicadas, aproveitamento de recursos naturais, tecnologia e gestão ambiental, engenharia, gestão inteligente de cidades, avaliação de ciclo de vida, transportes rodoviários e mobilidade urbana, entre outras, das quais representam significativa relevância para o desenvolvimento da Região Semiárida do Nordeste do Brasil, e sua integração com as demais regiões do País.

 

Atualmente o LAIS possui 9 (nove) laboratórios associados, além da presença  constante da INCUBAUECE e NIT, enfatizando ainda mais o potencial inovador deste espaço na Universidade Estadual do Ceará.

 

No LAIS são realizados estudos de viabilidade de aproveitamento de recursos energéticos de diversas naturezas, incluindo solar, eólica, da biomassa e do hidrogênio. Adicionalmente, também são realizadas pesquisas em monitoramento, caracterização, redução e análise de impactos de emissões oriundas de fontes convencionais de energia, particularmente associadas à combustão.

 

É crescente a participação dos pesquisadores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UECE no desenvolvimento de produtos e soluções em colaboração com empresas de base tecnológica ou com corporações que demandem produtos ou serviços com tecnologia agregada em áreas de Energia e Meio Ambiente. Um dos trabalhos desenvolvidos no LAIS, por exemplo, estabeleceu as bases para a elaboração do Atlas Solarimétrico do Ceará, que permite identificar a distribuição espacial e avaliar a variação sazonal da disponibilidade de energia solar. Também foi coordenada pelo corpo técnico pertencente ao CCT/UECE a elaboração de um balanço energético para o estado do Ceará.

 

No tocante à instrumentação meteorológica há dois projetos de destaque. O primeiro foi a implantação da rede de detecção de descargas atmosféricas no País, através de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Companhia Energética do Ceará em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP). Este projeto resultou em um sistema de monitoramento atualmente em uso pela Coelce em seu centro de controle. O segundo projeto merecedor de destaque foi realizado em colaboração com uma empresa de base tecnológica sediada no Ceará, para produção de um pluviômetro óptico auto-posicionado ao vento. Esse último projeto marcou o início de uma sequência de ações ligadas à inovação em cooperação com empresas. Em destaque tem-se: desenvolvimento de pás de aerogeradores, com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (teste para empresa incubada na UECE); arranjos técnicos e comerciais para a inserção de energia solar, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, administrado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.