TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA
27 de fevereiro de 2025 - 09:11
O projeto PD&I Aneel @aneelgovbr entre a Usina Termelétrica Energia Pecém, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) é focado em um sistema de geração de energia eficiente e de baixo carbono, baseado em um Carvão Híbrido constituído por misturas de biomassa e carvão mineral.
O projeto vem sendo conduzido pela equipe do Laboratório de Conversão Energética da Uece e parceiros científicos da UFC e Unilab. Desta forma, o presente projeto PD&I ANEEL determinará os efeitos da composição do uso de resíduos de biomassa local (por exemplo, oriundo da cocoicultura), nos rendimentos do Carvão Híbrido, bem como nas emissões de CO2.
A composição de biomassa será variada em %p/p da mistura com carvão mineral. Convém destacar que o Brasil é o quinto maior produtor de coco do mundo e o maior da América Latina.
A região Nordeste se destaca como a principal produtora desse fruto, com o estado do Ceará ocupando uma posição de liderança, responsável por mais de 70% da produção nacional. A cocoicultura tem uma grande importância econômica e social desde a plantação, até a colheita. A cultura do coqueiro apresenta ótimo potencial de exploração, levando em consideração a capacidade de adequação às diferentes condições de clima e solo.
Estima-se que cerca de 2 milhões de toneladas da biomassa residual, oriundo dessa cultura, sejam geradas anualmente no Brasil.
⚠️ Destaques ⚠️
✅ Um sistema de geração de energia eficiente e de baixo carbono baseado em biomassa é proposto;
✅ As características do biocarvão oriundo do processo de pirólise da casca do coco e os suas misturas com carvão mineral serão exploradas;
✅ Mapeamento de Stakeholders e Processos serão analisados;
✅ A análise de energia e emissão de carbono do novo sistema será conduzida;
⚠️Carvão híbrido com alta eficiência, como uma alternativa ao procedimento de usinas de energia convencionais, será desenvolvido , validado e testado em ambiente relevante.
#descarbonização #energia #termoelétrica #biomassa #transicaoenergetica #pdianeel