Único no CE, equipamento de ponta analisa elementos-traço essenciais e tóxicos na UECE

25 de setembro de 2024 - 14:40

Aconteceu, nesta terça-feira (24), no campus Itaperi, a inauguração da Expansão do Laboratório de Análise de Alimentos e Micronutrientes (LAAM), o LABMULTI, que abriga um equipamento de última geração, o único em funcionamento no Ceará. Trata-se do Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS) modelo Nexion 1000 da Perkin Elmer, útil para análises de elementos essenciais e tóxicos em diversas matrizes, como alimentos, sangue, tecidos humanos, urina, solo e muitas outras.

O equipamento, avaliado em mais de R$ 1 milhão, foi adquirido por meio de edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e o novo espaço, localizado no prédio dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS), foi reformado com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O evento de inauguração do novo espaço e do novo equipamento foi presidido pelo reitor da UECE, professor Hildebrando Soares, que destacou a evolução da instituição. O vice-reitor da UECE, professor Dárcio Ítalo Teixeira, lembrou que, como pesquisador, em seu doutorado, precisou se deslocar para Brasília para conseguir utilizar um equipamento como o que hoje a UECE possui.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, salientou a importância dos pesquisadores, dos professores e dos parceiros. “Acreditamos que ciência, fazemos com parcerias, com colaboração. Nossos parceiros são muito importantes para esta instituição, que faz ciência, faz pesquisa, constrói conhecimento, contribuindo para o avanço científico e tecnológico do nosso Estado”. Com a nova expansão, o intuito é criar na UECE um centro de análise de elementos-traço, como explica a coordenadora do Laboratório, Carla Soraya Maia. “Elementos-traço são metais ou minerais que estão presentes em pequenas quantidades no nosso corpo e no meio ambiente”.

Estiveram também presentes no evento de inauguração a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Samya Coutinho; a vice-coordenadora do curso de Nutrição, professora Sônia Castro; o vice-diretor da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Neto; a diretora de Pesquisa, professora Célia Sampaio; o professor Luan Fonseca do curso de nutrição; a coordenadora do Laboratório de Conversão Energética e Inovação (LCE+), professora Mona Lisa Moura; as representantes da Unilab, professora Eveline Abreu; da UFC, professora Wladiana Matos; e do Nutec, Cleidiane Gomes.