UECE tem projeto aprovado em edital do CNPQ – Programa MAI/DAI.

2 de junho de 2022 - 09:57

Programa MAI/DAI

No último 13 de Maio, a Universidade Estadual do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Pó-Graduação e Pesquisa, teve proposta APROVADA na remanescente Chamada CNPq Nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI. O objetivo é selecionar propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com potencial para a execução do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI). O programa conta com projetos desenvolvidos no LAIS e seus parceiros, com membros do LAIS, como a Professora Mona Lisa Moura e Professor Sales participando também da Comissão de acompanhamento e avaliação do Programa Institucional.

Fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , o Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

Na chamada pública, a UECE foi contemplada com 16 bolsas, sendo cinco em de nível mestrado, duas em de nível doutorado e nove bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial. O valor global aprovado foi superior a R$ 400.000,00, entre bolsas e taxas de bancada.

O programa MAI/DAI da UECE tem como objetivo propor ações que visam incrementar a inovação e o empreendedorismo, de forma a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do Estado do Ceará.

A proposta institucional foi concebida pela Comissão do Programa MAI/DAI da PROPGPq/UECE em parceria com membros dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), Nutriçao e Saúde (PPGNS), Saúde Coletiva (PPSAC) e Ciências Físicas Aplicadas(PPGCFA), juntamente com empresas parceiras (M&M Instrumentação, CAGECE e USIBRAS), com a submissão de projetos de pesquisa que serão desenvolvidos em conjunto com essas três empresas parceiras, mediante as contrapartidas financeiras/econômicas previamente acordadas.

Nesse programa, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolverão seus projetos como estudantes regulares nos cursos de pós-graduação envolvidos, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à empresa parceira que o projeto estará relacionado.

Mais informações : pmaidai@uece.br

Instagram: @laisuece