Assessoria de Comunicação
A Assessoria de Comunicação é responsável por todo o material de comunicação institucional da UECE.
Para solicitação de demandas internas – soliciteascom@uece.br
Para demandas externas – assecom@uece.br
Telefones: (85) 3101 9605/9606
Equipe
Coordenadora e Assessora de Comunicação
Sara Raquel de Melo Ferreira – sararaquel.melo@uece.br
Jornalista
Adriana Rodrigues – adriana.rodrigues@uece.br
Publicitário
Filipe Ramó de Freitas Alcântara – ramo.alcantara@uece.br
Assessora de Gestão
Eleonora Lucas – eleonora.morais@uece.br
Assessora Especial
Fátima Serpa – fatima.serpa@uece.br
Marcas UECE
Acesse aqui arquivos para impressão (.png) das marcas da Uece e de todos as unidades.
Papel Timbrado UECE
Acesse aqui papel timbrado da Uece
Orientações importantes
A Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Ceará (Ascom/Uece) informa que todas as demandas de comunicação do público interno, sejam de servidores técnico-administrativos, docentes ou colaboradores, para o site da Uece ou perfil do Instagram UeceOficial, devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail soliciteascom@uece.br.
Essa medida garante a utilização eficiente do sistema OTRS, padronizando e formalizando o fluxo de solicitações, facilitando a geração de relatórios, o monitoramento das demandas e a centralização do atendimento. Demandas enviadas para outros canais não serão consideradas.
Vale lembrar ainda que o sistema OTRS aceita apenas solicitações enviadas de endereços @uece.br. Demandas de discentes devem ser direcionadas para a Ascom através de e-mail de servidor técnico ou docente ou colaborador. O e-mail assecom@uece.br permanece ativo, mas está sendo utilizado apenas para envio de comunicações à comunidade acadêmica e para atendimento de demandas externas.
Sara Melo, coordenadora da Assessoria de Comunicação, explica que demandas de jornalismo (matérias para site da Uece) e peças publicitárias para Instagram possuem um prazo médio de atendimento de quatro dias úteis. Demandas como criação de identidade visual terão seus prazos de atendimento variáveis de acordo com a complexidade da demanda. “É importante que o solicitante esteja atento aos prazos para atendimento das demandas. Urgências acontecem e devem ser pontuadas e acordadas com a coordenação da Assessoria”, pontua Sara. “Além disso, tem chegado à Ascom muitas demandas de gravação de eventos. Porém, a Assessoria de Comunicação não dispõe de câmeras filmadoras, não sendo esse um serviço ofertado pelo setor à comunidade acadêmica”, finaliza.
Para garantir a qualidade e relevância das publicações do site da universidade, a Ascom adota os seguintes critérios de noticiabilidade:
– Relevância: quanto maior o impacto na vida das pessoas, maior a visibilidade da notícia.
– Novidade: eventos que ocorrem pela primeira ou última vez são mais noticiáveis.
– Proximidade: a pertinência do fato para o público-alvo, seja geograficamente ou culturalmente.
– Notoriedade: decisões de autoridades ou contribuições de profissionais renomados em suas áreas.
– Atualidade: fatos recentes e de grande interesse público.
A Ascom reforça a importância de seguir esses procedimentos e os prazos informados para garantir um fluxo eficiente de atendimento e uma comunicação institucional organizada e eficaz.