Literatura, Língua e Ensino são foco de Seminário em Iguatu.

22 de março de 2019 - 23:10

22 de Março de 2019 19:52

O evento é promovido pelo curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE) e apoio do IFCE – Campus Iguatu.

Â

Com o intuito de promover um debate acerca da Literatura e da Língua, o curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE – Fecli), promove, nos dias 22 e 23 de julho, o I Seminário de Ensino de Língua e Literatura (Selit). O evento possui parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação, Linguística e Letras (GPEL) do Instituto Federal de Educação do Ceará do Campus Iguatu.

O seminário é uma atividade do estágio de pós-doutoramento em Linguagem e Ensino da professora Maria do Socorro Pinheiro (Fecli/UECE) na Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, sob a orientação do Prof. Dr. Hélder Pinheiro (UFCG). “A proposta é discutir questões importantes relacionadas ao ensino de línguas e literatura sobretudo nesse contexto de crise. E é importante que pesquisadores, professores, alunos e demais profissionais se encontrem para poderem debater, problematizar, propor sugestões metodológicas, melhorando cada vez mais a nossa prática docente”, conta.

Essa primeira edição, intitulada “Diálogos entre Língua, Literatura e Ensino”, contará com uma programação de Conferências, Mesas-redondas, Comunicações Orais, minicursos, exposições etc. Os detalhes das atividades serão divulgadas em breve nesta página. O Seminário, com carga horária de 30 horas, será realizado no Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira (Fecli/Urca) de Iguatu.

Submissão de trabalhos e Comunicações Orais

Pessoas interessadas em submeter trabalhos ao evento, devem enviá-los no período de 25/03/2019 a 30/06/2019 para o e-mail selit.iguatu@gmail.com, anexando um resumo contendo no mínimo 150 (cento e cinquenta) e no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, além das palavras-chave. As cartas de aceite serão encaminhadas até o dia 10/07/2019 aos participantes. Os resumos deverão contemplar um dos eixos temáticos propostos pelo evento:

1. Ensino de Língua Materna

2. Ensino de Línguas Estrangeiras

3. Ensino de Literaturas de Língua Portuguesa

4. Ensino de Literaturas Estrangeiras

5. Ensino de Literatura Popular

6. Ensino de Literatura de autoria feminina

7. Ensino de Literatura Surda

8. Literatura e Educação

9. Literatura, Linguística e Ensino

10. Literatura, Sociedade e Ensino

Confira o modelo do resumo a ser submetido, clicando aqui

Inscrições

Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio de um formulário online (Click aqui) e enviar o comprovante de depósito para o e-mail jose.noberto@aluno.uece.br

– Alunos de graduação sem apresentação de trabalho: R$ 15,00 até 31/05/19 e 20,00 até 19/07/19

– Alunos de graduação com apresentação de trabalho: R$ 20,00 até 17/05/18 e 25,00 até 30/06/19

– Ouvintes: 30,00  até 19/07/2019

– Demais participantes com trabalhos: R$ 50,00 até 31/05/18 e 60,00 até 30/06/19

(ATENÇÃO!) DATA DAS INSCRIÇÕES PRORROGADAS

– Alunos de graduação e demais participantes com apresentação de trabalho: até o dia 17 de Julho de 2019.

– Ouvintes: as inscrições poderão ser realizadas até o dia do evento.

Só serão aceitos depósitos identificados ou transferências na seguinte conta:

Favorecido: JOSÉ NOBERTO BENTO DA SILVA FILHO

Agência: 0455

Conta: 00077194

CPF:  06496057303

Banco: BRADESCO

(download)

Â

Confiram as ementas dos minicursos abaixo:

1 – Português sem erros: o ensino de gramática normativa (Prof.Dr Everton Alencar FECLI/UECE)

2 – Teorias Linguísticas: uma breve introdução (Prof. Dr. Lendl FECLI/UECE)

3 – Gramática para a vida: uma abordagem funcionalista da gramática para a formação de cidadãos/cidadãs semioticamente empoderados/as. (Vilmar Ferreira de Souza GSF/ACD-SertõesIFCE campus Crateús/Francisco Jociel Rodrigues da Silva GSF/ACDSertõesIFCECampus Crateús/Jéssica do Nascimento Souza GSF/ACDSertõesIFCECampus Crateús)