Seminário escolheu Agroecologia e Psicologia como os novos cursos da FACEDI

7 de março de 2024 - 00:19 # # #

O Seminário Oficina de Escolha dos Novos Cursos de Graduação da FACEDI/UECE, ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2024, das 7h30 às 12h30. A Comissão Organizadora convidou mais de 150 representantes de todos os municípios da região, em seus mais diversos seguimentos, como: estudantes, professores, poder público municipal, estadual, secretários de municípios, setor empresarial, movimentos sociais populares, movimentos culturais, organizações não-governamentais, dentre outros. O evento se deu no Auditório da Faculdade de Educação de Itapipoca e contou com cerca de 130 pessoas.

Num primeiro momento, os professores Leonardo Vasconcelos e Célio Coutinho apresentaram um diagnóstico com dados sobre a realidade sócio-econômica da região de Itapioca e na sequência, os participantes foram divididos em 4 grupos de trabalho, momento em que os participantes puderam fazer suas análises, considerações e defesas a respeito de quais cursos deveriam ser priorizados para a criação, todos os cursos citados foram sendo registrados em uma planilha e, ao final, todos puderam votar em dois. O resultado final foi o somatório dos votos de cada curso em todas as 4 salas.

Após a apuração dos votos, foram escolhidos os dois novos cursos superiores a serem criados no âmbito da Faculdade de Educação de Itapipoca, campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE): Agroecologia e Psicologia. Na sequência, por ordem de prioridade, foram escolhidos os cursos de: Geografia, Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação do Campo e Agroecologia, História, Gestão Territorial, Enfermagem, Ciências da Computação, Gestão Ambiental, Educação Patrimonial, Educação Física, Artes Cênicas, Economia Solidária, Serviço Social, Economia Agrícola, Veterinária e Tecnologia de Alimentos. Os 10 primeiros cursos mais bem votados foram encaminhados para a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), para a apreciação e análise da viabilidade de implantação dos dois mais votados.

Próximos passos

O resultado foi encaminhado para as instâncias superiores da Universidade e, em um primeiro contato realizado pela professora Ana Paula junto à PROGRAD, foi informado que os dois cursos são viáveis de serem implantados. Na sequência, na semana entre os dias 11 e 15 de março, a Comissão de Escolha dos Novos Cursos da FACEDI irá se reunir com a PROGRAD e Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), para dar prosseguimento ao processo de criação dos dois novos cursos escolhidos pelas representações da sociedade civil presentes ao Seminário-Oficina.

Confira abaixo algumas imagens do evento: