FACEDI REALIZA SEMINÁRIO PARA ESCOLHA DOS NOVOS CURSOS NA QUARTA, DIA 28/02

19 de fevereiro de 2024 - 10:23 # # # #

Durante o ano de 2024, a Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, prossegue com as mobilizações em prol da Escolha dos Novos Cursos de Graduação que integrarão a sua oferta acadêmica regular. O nosso entendimento de que a Universidade Pública é, sob condição imodificável, uma experiência comunitária feita em função e em incentivo dos grandes debates e das deliberações democráticas e públicas, coloca-nos a promover o Seminário-Oficina de Escolha dos Novos Cursos de Graduação da FACEDI/UECE, que ocorrerá no dia 28 de fevereiro de 2024, das 7h30 às 12h30.

Tendo por valores as metodologias inspiradas na democracia participativa, o Seminário reunirá representantes de órgãos, entidades e movimentos sociais que atuam nos campos da Educação, das Artes, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Econômico, do Meio Ambiente, da Agricultura e de outros segmentos das realidades municipais da Região Oeste/Território Vales do Curu e Aracatiaçu.

A proposta do Seminário visa abordar demandas que guiem, com legitimidade e responsabilidade pública, a escolha de cursos que atendam às necessidades técnico-profissionais dos territórios quem compõem a região dos Vales do Curu a Aracatiaçu. Para integrar os trabalhos previstos pelo Seminário, convidamos vários órgão, entidades, coletivos, organizações e movimentos, a indicar representante(s) para integrar(rem) os espaços de reflexão e deliberação propostos.

Junto à presença da representação indicada, também solicitamos que fossem enviados à Comissão estudos finalizados ou não, que contemplem os campos do conhecimento citados anteriormente. Podeno ser dados coletados por números e descrições, mesmo que advindos de esforços parciais de pesquisas, que nos auxiliem a compor o Diagnóstico Territorial de Demanda. Tais contribuições foram remetidas em data anterior ao momento do Seminário, para o e-mail novoscursosfacedi@gmail.com, de modo que a Comissão, responsável pelo evento, planejou a elaboração de uma matriz de dados que permitirá orientar os debates.

Confira, abaixo, a programação do Seminário:

SEMINÁRIO-OFICINA DE ESCOLHA DOS NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACEDI-UECE

Local: Faculdade de Educação de Itapipoca

Data: 28 de fevereiro de 2024

Horário: Das 7h30 às 12h30

Das 7h30 às 8h: Acolhida dos participantes e credenciamento

Das 8h às 8h15: Fala de abertura da direção da FACEDI/UECE

Das 8h15 às 9h: Apresentação do Diagnóstico Territorial Preliminar

Das 9h às 9h15: Apresentação da Metodologia de trabalho

Das 9h15 às 11h15: Oficinas/debates: levantamento dos problemas e das potencialidades

(construção do Diagnóstico Territorial pelos participantes); sistematização; levantamento

e priorização de propostas

Das 11h15 às 12h15: Apresentação, em plenária, das sínteses, debates e definição do

Plano Territorial de Demanda por Formação Superior para a FACEDI/UECE

Das 12h15 às 12h30: Informes sobre as próximas etapas e encerramento.

Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI – UECE

Avenida da Universidade, S/N, Madalenas, Itapipoca-CE CEP: 62.505-090