FACEDI FORMOU 30 NOVOS LICENCIADOS EM EVENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

18 de fevereiro de 2024 - 22:45 # # #

No dia 2 de fevereiro aconteceu, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Itapipoca, a colação de grau dos formandos da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), referente aos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Biologia e Química. Ao todo colaram grau 30 novos licenciados e licenciadas.

Histórico e importância da UECE para o desenvolvimento do Estado e da Região do Vale do Curu e Aracatiaçu

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem como missão institucional “produzir e disseminar conhecimento e formar profissionais para promover qualidade de vida das pessoas, competência tecnológica e desenvolvimento sustentável”.

Desde sua criação, em 1975, a UECE se caracteriza como uma universidade multicampi e interiorizada que atualmente agrega em sua estrutura treze campi: três em Fortaleza (Itaperi, Fátima e 25 de Março), e dez no interior (Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Tauá, Mombaça, Quixeramobim, Canindé e Aracati).

Organizada nessa estrutura multicampi e capilarizada, a UECE desenvolve o ensino de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu), a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica, articulando-se às demandas e às necessidades educacionais, culturais e socioeconômicas da sociedade cearense. Atualmente oferta 91 cursos de graduação, dentre licenciaturas e bacharelados, presenciais e a distância, diurnos e noturnos,  46 cursos de pós graduação Stricto Sensu e 23 cursos de pós graduação Lato Sensu, estando presente em 41 municípios cearenses. Em 11 municípios com atividades presenciais e em 30 com pólos de educação à distância.

A comunidade acadêmica da UECE é constituída por 998 professores (efetivos, substitutos, temporários e visitantes) e 325 trabalhadores técnico-administrativos efetivos e 730 terceirizados. A comunidade discente é constituída por 15.062 alunos dos cursos de graduação presenciais e 2.750 dos cursos de graduação à distância, somando 17.812 discentes de graduação. Já na pós graduação de Stricto Sensu conta com 2.178 estudantes e na pós graduação Lato Sensu  com 927 alunos de especialização, somando 3.105 discentes de pós-graduação. A soma desses números constitui uma comunidade acadêmica formada por 20.917 pessoas.

FACEDI: uma relação de compromisso com Itapipoca e região

A Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) foi criada e vinculada à Uece em 1983, com a licenciatura em Pedagogia, graças ao esforço da sociedade local, a Facedi iniciou o seu funcionamento no Colégio Estadual Joaquim Magalhães, transferindo-se para a sede atual em 1995. A licenciatura em Pedagogia foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação em 1988. As licenciaturas em Ciências Biológicas  e em Química foram implementados em 2001 e reconhecidos em 2008. No segundo semestre de 2016 foi implementado o curso de Ciências Sociais e atualmente existe uma Comissão de Implantação de Novos Cursos da FACEDI que vai realizar um seminário no dia 28 de fevereiro em que serão debatidas as prioridades de novos cursos a serem implementados.

Situada na microrregião do Maciço de Uruburetama, na Zona Norte do estado, a FACEDI estendeu seu raio de atuação para todos os municípios da região administrativa 2 do Ceará e municípios circunvizinhos do Vale do Curu e Aracatiaçu.

A atuação da FACEDI não se restringe à formação de pessoal docente para a educação básica. Mormente a qualificação de seus professores, oferece pesquisa e extensão social para o desenvolvimento da região, apoiando políticas, instituições públicas e empresas privadas. A FACEDI também atual na formação profissional e técnica do programa PRONATEC-FUNECE nas modalidades FIC e MEDIOTEC desde 2015.

Para alcançar seus objetivos acadêmicos a FACEDI conta com um quadro docente composto de 48 professores, sendo o seu quadro apresentando 7 pós-doutores, 25 doutores, 15 mestres e 1 especialista. O quadro técnico administrativo é composto por 9 funcionários efetivos.

Neste ano de 2024 a FACEDI comemora seus 41 anos de contribuições educacionais, sociais e culturais para a cidade e a região de Itapipoca, tendo formado 1.431 licenciados.

 

Neste semestre de 2023.2, colaram grau os seguintes discentes:

 

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CINTIA GABRIELA BARBOSA BRAGA

FRANCISCO ADSON TEIXEIRA

FRANCISCO RAIMUNDO DA GUIA NETO

JOSE MAYKSON DE SOUSA LIMA

LARISSA DE SOUSA ARAUJO

MARIA ASSUNCAO VALENTIM EUFRASIO

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

GRIVALCI GRACIANO DOS SANTOS

HUGO APOLINARIO TEIXEIRA

LIVIA FERNANDA LIMA DE OLIVEIRA

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA PAULA SOUSA AVILA

CRISTENIA LIRA ALVES SANTOS

EGILA MARIA NASCIMENTO SANTOS

ELIZIENE SOUSA VASCONCELOS

FRANCISCA ELIZABETE TEIXEIRA MAGALHAES

IZAEL TELES MARTINS

JEFERSON ALVES MOURA

JEFFERSON SOARES GALVÃO

KAWANNY CORDEIRO FREIRES

LUANA MOTA LIMA

MARCELO MOURA MAGALHAES

MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS

MARIA GRACIANE ROCHA SOUSA

MARIA LARISSA FORTE NUNES

MARIA LUANY KESSIA TEIXEIRA PIRES

MARIANA MATIAS DE ASSIS

NEIVA DAIANE CORDEIRO GOMES

NELIANA BEATRIZ DE SOUSA RODRIGUES

NIKESSIA PAMELA DA SILVA FREITAS

CURSO DE QUÍMICA

MARIA CLEIA DA SILVA PATRICIO

ALYSON DE PAULA DOURADO

Além dos amigos e familiares dos formandos, tamném estiveram presentes as seguintes representantes institucionais: O Reitor, Prof. HIDELBRANDO DOS SANTOS SOARES; o chefe de gabinete da reitoria, o Prof. ALTEMAR DA COSTA MUNIZ; a Pró-Reitora de Políticas Estudantis-PRAE, Profa. MÔNICA DUARTE CAVAIGNAC; o secretário de educação do município de Itapipoca, Sr. JOSÉ RINALDO ALVES MESQUITA; a Coordenadora do Polo UaB de Itapipoca, Sra. Isabela de Melo Rodrigues, a diretora da FACEDI, Profa. ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA; a oradora docente e coordenadora do curso de Ciências Sociais, Profa. CAMILA HOLANDA MARINHO;  o Secretário de Educação de Itapipoca, Prof. PEDRO DE SOUSA FERREIRA NETO; o coordenador do curso de Química e paraninfo da turma de Química, Prof. PETRONIO AUGUSTO SIMÃO DE SOUZA; a vice-coordenadora e paraninfa da turma de Pedagogia, Profa. LARISSA ELFÍSIA DE LIMA SANTANA; a paraninfa da turma de Ciências Sociais, Profa. MONALISA LIMA TORRES; o patrono da turma de Pedagogia, Prof. BENEDITO MONTENEGRO ALENCAR; o patrono da turma de Química, Prof. ANTÔNIO SÁVIO GOMES MAGALHÃES; e a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas e patronesse da turma, Profa. NORMA OLIVEIRA DE ALMEIDA.

Confira as imagens: