Comissão lança calendário para escolha dos novos cursos da FACEDI

5 de dezembro de 2023 - 06:41 # # # #

Desde as lutas em prol da Reforma e Ampliação da estrutura física da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/ UECE, encampadas em meados dos anos 2010, a ampliação da oferta de cursos da Faculdade vem sendo pauta de intensos debates na comunidade acadêmica. Após a implantação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais em 2016, a continuidade desta expansão vem sendo debatida, mas teve na pandemia de SARS/COVID 19 um obstáculo no que se refere à mobilização dos debates necessários com a sociedade da região. Além disso, a faculdade teve, entre os anos 2021 e 2022, a concretização de sua reforma estrutural, o que demandou que as atividades da FACEDI tivessem que ser deslocadas para outros locais em Itapipoca, como escolas ou outras faculdades, o que também impossibilitou a mobilização necessária.

Em 2023, após a maior parte das obras concluídas, a FACEDI retomou o processo de discussão dos novos cursos a serem ofertados após a chegada dos novos professores efetivos oriundos do último concurso realizado e estruturou comissões voltadas a debater a criação, tanto de novos cursos de graduação, como de pós-graduação. Neste sentido, foi estruturada uma metodologia que envolve o convite aos representantes de órgãos, entidades e movimentos sociaisque atuam no campo da Educação, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Agricultura, dentre outros setores dos Municípios da Região Oeste/Vales do Curu e Aracatiaçu.

Para tanto, objetiva-se na abertura do semestre letivo 2024.1, especificamente, no dia 28 de fevereiro de 2024, no período da manhã e tarde, inicialmente a realização de Seminário e Oficina que terá como foco o debate e a definição de demandas regionais para os novos cursos de graduação da FACEDI, onde se terá ao final um documento que apontará a hierarquia de prioridades de formação que os presentes entendem como necessárias para a região. Após este primeiro momento, ainda se terá um segundo Seminário acompanhado de mais uma Oficina que se realizará também no período da manhã e tarde do dia 13 de março de 2024, onde se terá como foco a discussão das condições institucionais da UECE para o atendimento das demandas identificadas no primeiro Seminário, tendo na oficina o momento de definição, com base nas demandas elencadas e as condições institucionais apresentadas, dos novos cursos a serem implantados na FACEDI/UECE.

Frisa-se, com esta proposta apresentada, o caráter republicano, participativo e regional da discussão proposta em torno da definição dos novos cursos, afinal, por ser um braço da estrutura do Estado, a FACEDI/UECE, deve levar em conta que seu público advém de vários municípios que integram a Região Oeste/Vales do Curu e Aracatiaçu. Ao final deste processo, todos os momentos e registros das discussões produzidas, constarão em Relatório que compilará o conjunto de ações desenvolvidas para este fim e será entregue a Pró-reitoria de Graduação da UECE para subsidiar o início do processo de implantação destes novos cursos na Faculdade.