Realizado o II FOMESIR
9 de junho de 2017 - 16:12
Na ultima quarta-feira (07/06), foi realizado o II Fórum de Ensino Superior de Itapipoca e Região (FOMESIR). O evento, realizado pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), contou com a participação das principais instituições de ensino superior que atuam na Região: IFCE, IVA, UAB, IESI, dentre outras, além da participação da CREDE 2, que coordena a atuação dos professores de educação básica da Região.
Pela manhã, no auditório da FACEDI, o evento iniciou-se com uma mesa-redonda, que contou com a presença do vice-reitor da UECE, professor Hildebrando Soares (que tratou de desmentir boatos acerca de uma eventual falência da UECE e fez uma apresentação das articulações e cooperações da UECE com o ensino ministrado na Região); com a presença do diretor do IFCE de Itapipoca, professor Regis Abreu (que relatou a importância da implementação de cursos técnicos e superiores para atenderem as demandas dos estudantes da Região) e a presença do professor Furtado Tavares, diretor da FACEDI.
Durante a tarde, o FOMESIR aconteceu no auditório da UAB (uma das instituições organizadoras), sendo iniciado por uma apresentação cultural da Orquestra de Flautas “UNISOL”.
Depois, foi realizada uma mesa redonda, cuja mediação ficou por conta do vice-reitor da UECE, professor Hildebrando Soares. O secretário de educação de Itapipoca, Paulo Henrique Barroso, chamou a atenção para a necessidade de parceira entre os três entes da Federação para a implementação de mais cursos superiores na Região, destacando a importante ação dos “cursinhos pré-vestibulares” no ingresso de estudantes nesta modalidade de ensino. Depois dele, o coordenador da UAB, Cesário Lavor, apresentou a estrutura e os cursos de graduação (10) e pós-graduação (4) realizados no polo, destacando a parceria do mesmo com a UECE, UFC e o IFCE. Em seguida, o coordenador do IESI, Vilemar Marinho, destacou as distinções entre a EAD nas instituições públicas e privadas, considerando a rejeição a este ensino, que era de 82% em 1990, e hoje é de apenas 32%. Finalizando, a coordenadora da CREDE 2 (que abrange 15 cidades), Leila Braga, apresentou os números da educação básica na Região, destacando a carência de professores por área na Região, mostrando a urgente necessidade de mais cursos de graduação na Região que contemplem as carências da educação.
Após a mesa, uma série de intervenções foram feitas e a comissão organizadora elaborara uma relatório com as discussões e o planejamento para os próximos 3 anos.