Reitor outorga grau a 27 alunos na FACEDI

14 de abril de 2016 - 22:09

Vinte e sete alunos egressos dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências biológicas e de Pedagogia da FACEDI, colaram grau ontem a noite, em cerimônia presidida pelo Magnífico Reitor Dr. Jackson Sampaio e com a presença da pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Marcília Barreto.

A cerimônia foi agraciada com as palavras da oradora discente, a Aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Gleiciane Barbosa; com as palavras da oradora docente Prof. Dra. Zenilda Costa, do curso de Pedagogia e com o discurso do senhor Magnifico Reitor, professor Jackson Sampaio.

Em seu discurso, a aluna Gleiciane Barbosa relembrou dos esforços que necessitou envidar para a realização da formação docente no processo vivenciado por ela e seus colegas. A aluna destacou a importância do compromisso com a vida acadêmica para uma formação bem sucedida.

A professora Dra. Zenilda Costa, em um discurso de tom crítico, destacou o abismo que separa o valor inestimável do trabalho do professor e os custos destinados à realização de tal trabalho. A professora lembrou que os professores, embora sejam figuras centrais nas formações humana, científica, tecnológica e social, geralmente exercem suas funções em ambientes precários e com baixos ganhos salariais.

O magnífico Reitor Prof. Dr. Jackson Sampaio, dialogando com a aluna Gleiciane, ponderou que os esforços engendrados pelos alunos em seus processos de formação, também dividiram espaço com felicidades e satisfações intensas. E, em diálogo com a professora Dra. Zenilda Costa, reafirmou o valor do professor e discutiu o baixo custeio do seu trabalho.

O discurso do Reitor focou aspectos pertinentes à crise política contemporânea. O prof. Dr. Jackson Sampaio, ressaltou a parca experiência do Brasil com a democracia e a fragilidade daí decorrente. Lembrou que nosso país tem uma história amigável com procedimentos autoritários e ditatoriais e que por isso, alunos formados em uma universidade pública não deveriam se abster desse debate e de ações em torno da defesa da democracia.

As 21:00hs, após a execução dos hinos de Itapipoca e do Brasil, a cerimônia foi encerrada. A UECE, em especial a FACEDI, deseja a todos os novos profissionais, sucesso em suas carreiras.