GRUPO TUBO DE ENSAIO IRÁ PRA SÃO CARLOS

29 de julho de 2014 - 12:54

Eles estão de malas prontas. Em suas bagagens, figurinos, microfones, peças de cenário. O destino? São Carlos, cidade de São Paulo, lugar onde ficarão durante o período de 07 a 10 de agosto. Em suas sacolas levam também um pouco de ansiedade, já que nunca foram tão longe.

O veterano grupo de divulgação científica Tubo de ensaio, que existe há 8 anos e é formado por estudantes do curso de Química da FACEDI, pela primeira vez se dirige à região sudeste. Com o apoio da PROEX e da Reitoria da UECE, sob a direção cênica do professor do curso de Pedagogia Rui Carlo e direção pedagógica do professor do curso de Química  Francisco Furtado, o grupo irá apresentar o oitavo espetáculo de sua carreira, a peça “Uma odisseia atômica”, no VIII Ciência em Cena.

O “Ciência em Cena”, que existe desde 2007, reúne profissionais e iniciantes que participam de 33 grupos de divulgação científica através das artes, atuantes não só no Brasil, mas também em Portugal. No evento, além de palestras e oficinas destinadas aos atores e diretores, os espetáculos apresentados são gratuitos e abertos ao público em geral. Por isso mesmo sempre é possível contar com a participação de alunos e professores de escolas da cidade onde ocorre o encontro científico-cultural.


O Tubo de Ensaio já participou, com apresentação de espetáculo, em eventos ocorridos em Fortaleza-CE, Mossoró-RN, Crateús-CE, Caxias-MA e Pacoti-CE. Aliás, no ano passado, o VII ciência em cena foi organizado pelo próprio grupo, no alto da serra de Baturité. Lá puderam, com maestria, receber os outros 32 grupos participantes do evento. Este ano o evento será organizado pelo Núcleo Ouroboros de divulgação científica-DQ/UFSCar (http://www.ufscar.br/ouroboros/) e o grupo Alquimia- IQ/UNESP campus Araraquara (http://www.unesp.br/proex/pac/alquimia.htm).

Participam do grupo Tubo de ensaio os alunos Francisca Deiliane Barbosa Freire, Ariana Karla Ramos Silva, Amábia Firmino Rocha, Jociane Irineu Rocha, Julyane Moreira de Sousa, José Carlos Miranda Pires, Valber Viana de Sousa, Artur Ramom Tomé Oliveira, Fábio Malaquias Magalhães, Francisco Silvanor Braga da Cruz, Paulo Henrique dos Santos Marques, João Batista Ricardo Pinto, Leandro Ferreia Barbosa, Letícia do Nascimento Silva e Francisco Elivelton Alves Lima.

A todos vocês, uma saudação comum no mundo teatral: Merda!