- Associações Internacionais
- Cooperação Internacional
- Internacionalização
- Mobilidade Internacional
- Notícias de Internacionalização
- Oportunidades ECInt
BOLSAS DE ESTUDO IILA 2027 – ITÁLIA
26 de junho de 2026 - 11:22
🇮🇹BOLSAS DE ESTUDO IILA-MAECI/DGCS PARA CIDADÃOS LATINO-
AMERICANOS PARA O ANO 2027
A Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), concede bolsas de estudo a quem deseje realizar estágios pós-universitários de especialização e/ou de atualização dos conhecimentos nas áreas: Agroalimentos e Tecnologias Alimentares; Ciências da Vida e Biotecnologia; Ciências e Tecnologias Espaciais; e Patrimônio Cultural e Práticas Criativas Contemporâneas.
💵BENEFÍCIOS:
A bolsa de estudo, que terá duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses, inclui:
a) um orçamento mensal de € 1.500 para as despesas de alimentação e alojamento;
b) seguro contra doenças, infortúnios e responsabilidade civil.
O custo de ida e volta do país de origem para a Itália ficarão totalmente a cargo
do bolsista.
REQUISITOS:
Ter uma idade máxima de 35 anos. No caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se de um ano por cada filho (até 3 anos)
Ter obtido um diploma universitário em uma matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa, e ter comprovada experiência;
Apresentar um projeto concreto de trabalho/pesquisa/curso, que possa ser realizado nos tempos requeridos pela bolsa de estudo indicando a carga horária semanal do mesmo. No caso dos cursos, será preciso enviar o programa do curso;
Obter uma carta de aceitação por parte da Instituição a qual se deseja fazer estágio.
A estada e o curso devem terminar o mais tardar no dia 31/01/2028.
CONDIÇÕES:
Conhecimento básico da língua italiana.
PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA:
O candidato escolherá, com base no próprio projeto a ser realizado, uma instituição, italiana e entrará em contato diretamente com a mesma sem a intervenção da IILA.
Em caso de aceitação por parte desta instituição, é necessário pedir uma carta de aceitação assinada em original por um representante/autoridade.
A inscrição pode ser feita somente preenchendo o formulário on-line disponível no site web IILA: www.iila.org / FB @SegreteriaTecnicoScientifica
As candidaturas devem ser apresentadas em uma qualquer das línguas oficiais da IILA (espanhol, italiano, português ou francês).
🗓️Data de encerramento da chamada: 30/09/2026
