Esforços Orçamentários da FUNECE em 2017 – Investimento

10 de novembro de 2017 - 20:13

A execução orçamentária de 2017, na rubrica investimento, faltando mês e meio para a conclusão do ano, apresenta-se do seguinte modo:

Sem recursos financeiros novos, estamos utilizando plenamente recursos remanejados de anos anteriores, que se originaram, dominantemente, da fonte Tesouro Estadual, e, secundariamente, de fonte Federal.

Entre o final de 2016 e o ano de 2017, conseguimos inaugurar a grande reforma do Campus CECITEC/Tauá, a construção da sede da INCUBAUECE, a construção do anexo Paulo Freire da PROEX, a urbanização do entorno e reforma do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias-PPGCV, a reforma da Imprensa Universitária e a reforma da Residência Universitária/FECLESC. Estamos com inauguração marcada para o dia 20 deste mês de novembro a grande reforma realizada no Campus Fátima.

Também foram concluídas, no Campus Itaperi, e já se encontram operando, laboratórios do 3º piso do Instituto Superior de Ciências Biomédicas-ISCB, a sala climatizada para a produção de vacinas e fármacos em biorreatores vegetais no anexo do Bloco D, a reforma do laboratório de análise de alimentos e micronutrientes da Nutrição, a reforma do laboratório de química associado ao doutorado em Biotecnologia no Bloco E, a urbanização do Complexo Poliesportivo e do Hospital Veterinário. Na FECLESC, concluiu-se a reforma do 2º pavimento, com cinco salas de aula e rampa de acesso. Na FAFIDAM, foi concluído o Restaurante Universitário, como também as reformas do controle acadêmico, da recepção e dos banheiros.

Trabalhando na perspectiva financeira, dos 14 milhões remanejados para 2017 pelo Estado, conseguimos efetuar despesas na ordem de 6,5 milhões. A este valor acrescente-se 179 mil de fonte federal e 15 mil de fonte própria. Porém, parte daquilo que efetivamos na rubrica Investimento, em 2017, resultou de convênios federais firmados com a FINEP, por meio do IEPRO, no valor de 1,1 milhão (entre o efetivamente gasto e o comprometido para finalizar ainda este ano). No auge de uma grande crise fiscal nacional, temos a oportunidade de fechar o ano aplicando 7,9 milhões em investimento na infraestrutura de ensino e pesquisa de nossa Universidade.

Investimento em 2017 (R$)

Gestão Fonte Própria Tesouro Estadual Tesouro Federal Totais
Direta FUNECE 14.800,00 6.547.923,00 178.522,00 6.741.245,00
Interveniência IEPRO 1.142.966,00 1.142.966,00
Totais 14.800,00 6.547.923,00 1.321.488,00 7.884.211,00

Visando 2018, luta-se para concluir a reforma dos blocos de salas de aula do Campus Itaperi, do Biotério Central, do Departamento de Informática e do Departamento de Música, no Campus Itaperi. Também, luta-se para a conclusão da reforma do Campus FAEC/Crateús e de mais duas grandes obras, a reconstrução do Campus 25 de Março/Fortaleza, onde ocorre a parceria UECE/Faculdade CDL, e reforma/ampliação do Campus FACEDI/Itapipoca.

Mas, visando 2018, temos a tarefa de revisar os valores dos MAPPs Gestão do Restaurante Universitário do Itaperi, do Hospital Veterinário, do Complexo Poliesportivo e da Fazenda Guaiuba, além de obtermos autorização para os MAPPs Gestão do Restaurante Universitário da FAFIDAM/Limoeiro do Norte, do Biotério Central do Itaperi e do Campus CECITEC/Tauá.

José Jackson Coelho Sampaio         Hidelbrando dos Santos Soares

Presidente da FUNECE                    Vice-Presidente da FUNECE