Uece no grupo de instituições de excelência no Brasil
27 de abril de 2021 - 13:13
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançaram, na última sexta-feira (23/04), o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, no qual, pelo segundo ano consecutivo, a Uece recebe conceito 4, em uma escala de 1 a 5.
O Índice mostra que a Uece é uma das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Ceará, entre federais, estaduais e privadas; bem como entre as melhores estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Um dos pontos avaliados para o IGC é a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência.ÂÂ Em 2019, os cursos de Enfermagem e de Nutrição da Uece obtiveram nota máxima, 5, e os cursos de Medicina e de Medicina Veterinária obtiveram nota 4.
É considerada também a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal. Atualmente, a Uece possui 48 cursosÂÂÂ stricto senso, dentre os quais, destacam-se os cursos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, com conceito 6 pela Capes, além dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas; Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; Educação; Linguística Aplicada; e Matemática em Rede Nacional, que possuem conceito 5. A Uece, possui, ainda, o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) e o Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) que, com conceito 3, são realizados no interior do estado, levando pós-graduação de qualidade para os municípios do Ceará.
Além desses pontos, o IGC avalia a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduaçãostricto sensu). Assim, é sintetizada em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o resultado do Inep/MEC demonstra a qualidade da instituição. “O resultado nos coloca, mais uma vez, no grupo de Instituições de Ensino Superior de excelência no Brasil, o que indica que estamos no caminho certo para a construção de uma universidade comprometida com a produção e a difusão do conhecimento”. O reitor destaca o compromisso que a Uece tem com a população cearense e a importância de manter o trabalho qualificado para alcançar patamares ainda melhores. “Há alguns anos, a Universidade figura em indicadores nacionais e internacionais que mostram ao mundo a qualidade da nossa instituição em diversos aspectos. Ainda assim, não podemos baixar a guarda. Temos clareza dos nossos desafios para abrir novas frentes como instituição de educação superior de excelência e produtora de conhecimento científico. A Uece é um patrimônio dos cearenses, e nós, como comunidade acadêmica, queremos orgulhar ainda mais o nosso povo”.
O resultado do IGC saiu na mesma semana em que foi divulgado ao The Impact Rankings 2021. Nesse sentido, professor Hidelbrando Soares, ressalta, ainda, que “todo resultado positivo que destaque uma Instituição de Ensino Superior, como a nossa, é produto do trabalho de muitas mãos e de muitas mentes. A colocação positiva da Uece em rankings nacionais e internacionais reafirma a inteligência, a engenhosidade e o compromisso da nossa comunidade acadêmica e do povo cearense, assim como a melhoria perene da educação no Ceará”. O reitor finaliza orgulhoso: “A Uece, nesses últimos 15 anos, vem se consolidando como uma grande universidade pública brasileira. Hoje, temos uma graduação muito consolidada, uma pós-graduação muito forte, além de uma grande capacidade de produção de ciência, de tecnologia e de inovação em franco crescimento, o que nos coloca em uma posição de destaque, como estamos vendo nos últimos anos”, enfatiza Hidelbrando.
O Inep/MEC calculou IGC 2019 de 2.070 instituições públicas e privadas do país, considerando 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. No Nordeste, o Ceará é o segundo estado com a maior quantidade de instituições, participantes do processo avaliativo, nas faixas 4 e 5 do indicador. O IGC é divulgado anualmente, contudo, no ano de 2020, não houve a avaliação devido à pandemia da Covid-19.
Fonte: UECE