Área de Concentração e Linha de Pesquisa

 

O Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (CMEPES) está estruturado em uma área de concentração: Formação e Desenvolvimento Docente na Saúde e três linhas de pesquisa:


Área de Concentração: Formação e Desenvolvimento Docente na Saúde

Esta área de concentração tem como foco o processo de formação dos profissionais na área da saúde, as diretrizes curriculares, o processo ensino aprendizagem, o currículo e a avaliação dos conteúdos, dos pressupostos e estratégias de formação docente que contemplem a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade no ensino em saúde.


Linhas de Pesquisas

 

Projeto e Avaliação de Programas Educacionais

Esta linha de pesquisa trata de investigação sobre o desenho e avaliação de currículos baseado em competências, que utilizam metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning PBL, problematização e estratégias de educação à distância (EAD, em particular as ferramentas da internet.


Processo Ensino Aprendizagem nos Serviços de Saúde

O objetivo desta linha de pesquisa é estabelecer uma reflexão sistematizada visando o desenvolvimento de estratégias de articulação entre o mundo do trabalho, da aprendizagem e da sociedade, a partir do reconhecimento dos avanços, das fragilidades e das fortalezas do atual modelo de atenção à saúde. Tal reflexão deve ter como eixo central os princípios do SUS e pressupor a necessidade de inovação das práticas e da formação em saúde, envolvendo a participação social.


Gestão do Ensino na Saúde

A linha agrupa projetos de pesquisa que abordam as políticas nacionais de Educação na Saúde com ênfase nos processos formativos nos serviços; o planejamento participativo como estratégia educacional e ferramenta de gestão; o desenvolvimento de instrumentos de acompanhamento dos programas educacionais nos espaços dos serviços de saúde; as técnicas de registro da memória e documentação dos programas e a utilização dos meios disponíveis para publicização dos conhecimentos produzidos.