CMEPES desenvolve pesquisa sobre Saúde Bucal e Tecnologias Assistivas na Deficiência

1 de julho de 2025 - 08:54

No último dia 26 de junho de 2025, o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizou mais uma qualificação de dissertação no campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). O mestrando Manuel Fernando de Sousa Belmino apresentou seu trabalho intitulado “Cuidados com a Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência: o uso de álbum seriado como tecnologia assistiva comunicacional”.

A sessão pública de qualificação contou com a presença da banca examinadora composta pela Profa. Dra. Tânia Maria de Sousa Franca (orientadora e presidente da banca), Profa. Mª Georgia Tath Lima de Oliveira (UECE) e Profa. Dra. Maria do Socorro de Sousa (UECE). O exame foi conduzido no turno da tarde, com exposição oral do trabalho seguida de arguição pelas docentes avaliadoras.

A pesquisa de Manuel Fernando propõe o desenvolvimento e a utilização de um álbum seriado como tecnologia assistiva no contexto dos cuidados em saúde bucal para pessoas com deficiência, com o objetivo de ampliar as estratégias de comunicação, acessibilidade e promoção da saúde. A proposta dialoga com os princípios da inclusão, da humanização e da educação em saúde, alinhando-se às diretrizes do SUS e às políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde parabeniza o mestrando pela condução ética e comprometida do seu projeto de pesquisa e pela importante contribuição científica e social que sua investigação representa. A qualificação é uma das etapas centrais da formação discente e marca um momento de amadurecimento acadêmico rumo à defesa final da dissertação.