CMEPES/UECE lança três volumes sobre Educação Permanente em Saúde com apoio do PPSUS
3 de junho de 2025 - 13:39
O Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), anuncia com orgulho a publicação dos volumes III, IV e V da Coleção Pesquisas em Saúde, lançados pela Editora CRV em 2025. Os volumes compõem uma trilogia dedicada à Educação Permanente em Saúde (EPS), sistematizando resultados e análises produzidos no âmbito do projeto Desenvolvimento de Processos Interativos de Formação nas Ações de Educação Permanente em Saúde da Rede Hospitalar do Ceará, apoiado pelo Programa de Pesquisa para o SUS – PPSUS.
A coleção reúne experiências, estudos de campo, ensaios teóricos e propostas metodológicas construídas por docentes-pesquisadores do CMEPES/UECE em parceria com a rede hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE). A iniciativa fortalece o elo entre pesquisa, formação profissional e gestão do trabalho, promovendo uma educação transformadora e alinhada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Volume III – Educação Permanente em Saúde: perspectivas, práticas e desafios a partir da experiência do PPSUS
Este volume oferece uma análise aprofundada da atuação da Educação Permanente no contexto hospitalar. Organizado em seis capítulos, discute desde o papel da equipe multiprofissional até o uso estratégico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas ações educativas em serviço. Traz ainda reflexões sobre as experiências da UECE em unidades como o Hospital Regional do Cariri, Hospital Waldemar de Alcântara e Hospital Regional do Sertão Central. O livro evidencia como o PPSUS tem atuado como catalisador da EPS em cenários de alta complexidade, como no enfrentamento da sepse e da COVID-19.
Volume IV – Educação Permanente em Saúde: desafios, estratégias e transformações no contexto hospitalar
Focado nos desafios da EPS em ambientes de atenção terciária, o quarto volume reúne análises sobre biossegurança, estratégias interativas de ensino-aprendizagem, percepção dos profissionais de saúde e metodologias híbridas para qualificação em serviço. A obra também apresenta dados empíricos sobre a implementação da EPS em quatro hospitais da rede estadual, destacando aspectos éticos, resultados e proposições para qualificar a prática profissional com base em evidências e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Volume V – Ensaio sobre Educação Permanente em Saúde: pesquisa, formação e qualificação no SUS
Com abordagem ensaística e teórico-reflexiva, este volume estrutura-se como uma síntese crítica sobre os fundamentos da EPS, suas interfaces com a formação em saúde e sua importância estratégica para o SUS. Os autores analisam o papel da pesquisa na construção de práticas educativas inovadoras e o impacto de políticas públicas como o PPSUS e o Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde (PCEPS). O volume propõe caminhos para institucionalização da EPS como eixo estruturante do cuidado, articulando ensino, gestão e serviço.
Contribuição da obra para a área da Ensino e Saúde
A trilogia representa uma das mais abrangentes sistematizações sobre Educação Permanente em Saúde no Ceará, conectando teoria e prática por meio de estudos aplicados, entrevistas com profissionais da linha de frente e propostas formativas voltadas à realidade dos serviços.
Entre os principais diferenciais da obra, destacam-se:
A valorização da produção científica aplicada às demandas locais da rede pública de saúde;
A articulação entre universidades, gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS;
A defesa de metodologias ativas e participativas como fundamentos para a formação crítica;
O uso das pesquisas financiadas pelo PPSUS como motor de inovação pedagógica e institucional;
A contribuição direta à qualificação de profissionais em áreas de alta complexidade hospitalar.
A quem se destina a coleção?
A obra é recomendada para:
Profissionais e gestores de saúde;
Pesquisadores e docentes universitários;
Estudantes de pós-graduação;
Coordenadores de Educação Permanente;
Núcleos de Educação Permanente (NEPS) e comissões CIES;
Instituições formadoras e escolas de saúde pública.
Acesso às publicações
Os três volumes estão disponíveis para acesso e aquisição no site da Editora CRV:
Volume III – Perspectivas, Práticas e Desafios
Volume IV – Desafios, Estratégias e Transformações
Volume V – Ensaio sobre EPS: Pesquisa, Formação e Qualificação no SUS
Organizadores
A autoria coletiva é coordenada por:
Cleide Carneiro, Isadora Morais Duarte de Vasconcelos, Stela Lopes Soares, Maria do Socorro de Sousa, Josep Lluís de Peray Barges, Erilene Alves de Sousa, Cleverson Felipe da Silva Ferreira e Vaneila Célia Nogueira