Curso de extensão do Cetros faz balanço crítico do neoliberalismo no Brasil

3 de abril de 2023 - 18:58

O Curso de Extensão “Neoliberalismo no Brasil: um balanço crítico” recebeu parecer favorável da Célula de Cursos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Uece. Uma vez registrado, o projeto será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE para institucionalização.As atividades do curso tiveram início na tarde de segunda-feira (27/03/2023) no auditório do CESA e por meio de sala virtual.

O primeiro encontro contou com a participação de 124 pessoas oriundas de diversas cidades cearenses e de outros estados como Paraná, São Paulo, Piauí e Rio Grande do Norte. Para Richelly Barbosa, que é pesquisadora do laboratório Cetros, “o curso já é bastante exitoso, pois conta com um bom número de participantes entre pesquisadores(as), estudantes e ativistas sociais”.

Na percepção de Thaissa Ellen, bolsista de Iniciação Científica, “o curso traz uma proposta inovadora e até revolucionária”. Na apreciação de Laysa Alencar, monitora da disciplina Economia Política, “os estudos desenvolvidos no Curso de Serviço Social contribuem para enxergar a questão social sob muitos ângulos” o que será reforçado pelo curso de extensão oferecido pelo laboratório Cetros. Amanda Vitória, mestranda em Serviço Social pela Uece, diz que “os temas abordados no curso de extensão do Cetros são muito relevantes para diversas áreas do conhecimento, além do que a abrangência do curso para um público de dentro e de fora da Uece, do Ceará e de outros Estados, cumpre função social bastante importante”.

O próximo encontro ocorrerá no dia 10 de abril, no horário de 14h às 16h no auditório do CESA e em sala virtual cujo endereço será fornecido para os e-mail dos(as) matriculados(as). Para Amanda Victória, que é assistente social, “todo estudo e toda a prática dos profissionais da área estão atravessados pelo neoliberalismo” razão porque “o estudo coletivo da temática se reveste de urgência”, disse ela.

Na atividade do dia 10 de abril, serão apresentados dois textos com o tema da crise capitalista: um de autoria do teórico marxista Ernest Mandel (Frankfurt, Alemanha 5/04/1923 – Bruxelas, Bélgica, 20/07/1995) e o outro de Marcelo Carcanholo, que é professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). A exposição dos textos ficará por conta do professor vinculado à Secretaria de Educação de São Paulo Kassiano César de S. Batista (membro do Coletivo Conexão Marxista-SP) e de Epitácio Macário, que é professor de Economia Política da UECE.
As inscrições para o curso ainda podem ser feitas.

Para maiores informações e acesso aos link de incrição e do material digitalizado cliqui aqui.