Estudantes e professores vivenciam aula prática na região do Cariri
22 de maio de 2014 - 17:37
No último dia 20, dez estudantes da disciplina de Paleontologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), sob coordenação do professor Alexandre Lopes e colaboração da professora Juliana Sousa, visitaram a região do Cariri, um local muito rico para a prospecção de fósseis no Brasil e no mundo.
O primeiro ponto da visita foi o campus da Universidade Regional do Cariri (URCA), na cidade do Crato. No local, o grupo visitou a sede do GeoPark Araripe, onde foram recebidos por monitores que falaram sobre o parque e seus geossítios e também o laboratório de Paleontologia, sob coordenação do professor Álamo Feitosa Saraiva, no qual vivenciaram uma aula prática sobre preparação de fósseis.
Os estudantes e professores também visitaram dois geossítios: o primeiro chamado Ponte de Pedra e o segundo conhecido como Pedra Cariri. No primeiro, o grupo pode visualizar a ação erosiva da água e do vento sobre uma rocha da região, com idade estimada em 50 milhões de anos. Já no segundo, o grupo conheceu uma mina de exploração de calcário laminado, onde a densidade de fósseis é elevadíssima.
O último ponto da excursão foi uma visita ao Museu de Paleontologia da URCA, localizado na cidade de Santana do Cariri. O local possui um grande acervo fossilífero que facilita a compreensão da geologia e história natural da região do Cariri.