Cecitec sedia segundo encontro regional do Ceará 2050

29 de março de 2019 - 20:24

A plataforma Ceará 2050 integra o Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto Os 7 Cearás, e tem como alvo traçar alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável, humano e social para as próximas três décadas. O Ceará 2050: Juntos Pensando o Futuro “é uma plataforma colaborativa de planejamento estratégico desenvolvida a partir do diálogo, da liberdade de opinião e da responsabilidade pública” e busca delinear, juntamente com a sociedade civil e o setor produtivo, a idealização de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo.  Esse planejamento estratégico e colaborativo está sendo feito por meio de encontros realizados por todo o estado do Ceará. Através de uma “construção coletiva por meio da articulação com os eixos da sociedade que estão à procura de estratégias eficientes para melhorar o diálogo com a sociedade e promover mudanças necessárias para um futuro diferente do presente que vivemos”. Define bem, Carlos Alberto Costa, um dos participantes do evento.

Nesta quinta-feira, 28 de março, o Cecitec recebeu a caravana da plataforma para a segunda rodada de encontros regionais do projeto. A proposta desse segundo ciclo é apresentar e discutir o portfólio de projetos estratégicos gerados para atender os objetivos sugeridos na primeira etapa; eles darão rumo ao desenvolvimento do estado nas próximas três décadas.

O vice-diretor do centro, Professor Lúcio Roberto Galvão, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de “plantarmos hoje, o futuro que se espera”. Presentes no evento estiveram o Presidente da Câmara dos Vereadores, Valdemar Júnior; o Secretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Artur Cidrão; o Secretário de Agricultura, João Evanilson de Sousa; a Secretária de Planejamento, Lorena Feitosa; e o gerente local da Ematerce, Renato Carvalho. Além dos servidores e alunos do Cecitec e membros da sociedade.

Na primeira fase, os participantes apresentaram desejos e anseios para o Ceará de 2050. Todas as discussões, das 14 regiões, geraram 29 objetivos a serem alcançados a partir dos projetos apresentados nessa segunda fase. Cada objetivo será trabalhado em cima da realidade de cada região.

Airton Montenegro, coordenador do Ceará 20150, especificou as cinco fases do projeto:

  1. Diagnóstico, onde será feita uma análise dos últimos 30 anos até os dias de hoje no Ceará, identificando os principais problemas e aspectos positivos que vêm influenciando o desenvolvimento do nosso estado.
  2. Análise Externa e Construção de Cenários, mapeamento e avaliação das soluções já testadas no mundo, identificando o que pode ser aplicado à realidade do Ceará. Foram estabelecidos cenários no contexto social, econômico, ambiental e de governo como referência.
  3. Elaboração da visão de futuro e objetivos estratégicos, com o envolvimento das 14 regiões do Estado e de todos os setores da população, será proposta a Visão do Ceará 2050, os objetivos a serem alcançados, indicadores e metas.
  4. Concepções de Projetos Estratégicos, reunião de propostas, caminhos e visão do futuro, para a definição de estratégias para um grande e detalhado projeto a ser seguido nos próximos 32 anos.
  5. Consolidação dos percursos e dos trajetos, apresentação dos resultados das etapas percorridas. Momento de consolidação dos estudos e da escuta da sociedade em um evento que dá início a uma nova fase: tempo de iniciarmos juntos as mudanças para um Ceará melhor.

Em seguida os participantes foram divididos em grupos para discutir as propostas sugeridas quanto ao Capital Humano, às Cadeias Produtivas, Serviços ao Cidadão e Governança