Graduandos de curso de Ciências Biológicas desenvolvem projeto de reutilização de resíduos sólidos.
18 de janeiro de 2019 - 19:13
O ambiente no Cecitec, unidade da UECE em Tauá, está mais confortável e acolhedor. E isso por causa de um projeto desenvolvido como atividade avaliativa da disciplina Princípio de Etnobiologia e Educação Ambiental do curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, ministrado pela professora substituta Juliana Rodrigues.
A cadeira é ofertada no meio do curso quando os alunos já estão mais ambientados na área da Biologia e trabalha assuntos como sustentabilidade e questões do Programa Nacional de Destinação e Resíduos Sólidos. O PNRS foi instituído pela lei nº 12.305/10 e, segundo uma nota no site do Ministério do Meio Ambiente, ele “contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dosÂÂ resíduos sólidos”. A intenção dos projetos da disciplina é justamente mostrar aos alunos que existem alternativas para a reutilização de resíduos como garrafas pet’s, pallets, pneus e colchonetes.
De acordo com a professora, essa não é a primeira vez que o projeto é realizado. Em outra ocasião os estudantes fizeram a revitalização da horta de uma escola do município. Construindo mais espaço de hortovertical utilizando pneus e garrafas pets; empregando o conhecimento adquirido em sala de aula e dando real importância à preocupação com as questões ambientais visando também a conscientização das demais pessoas, o que, para Juliana, é também de extrema importância. “Além de aprenderem e executarem essas ações eles ainda servem como exemplo para que outros repensem mais sobre o descarte e a reutilização desses materiais”. Afirma.
Sendo essa a terceira edição do projeto, na visão da professora é possível perceber que eles se envolvem muito mais dentro do curso e possuem um aproveitamento e um aprendizado maior. Ao longo do desenvolvimento do projeto os alunos têm essa atividade prática e a escrita de um relatório descrevendo o passo a passo de como a atividade foi realizada dentro do referencial teórico trabalhado em sala de aula. Demonstrando assim que possuem conhecimento da importância do que estão fazendo.
Em edições anteriores as turmas realizaram palestras em outras escolas levando os alunos para uma visita ao viveiro da cidade, realizaram também oficinas sobre como reutilizar materiais e revitalizar espaços.
Os benefícios desse tipo de iniciativa são perceptíveis na conscientização não apenas dos estudantes do Cecitec, mas de outras pessoas que se envolvem e demonstram interesse em realizar atividades semelhantes. Juliana declara que “depois que começamos a fazer a reutilização de paletes as pessoas passaram a ver que é legal, é bonito e tem sua utilidade assim observamos que outros locais começaram a empregar e a fazer o mesmo projeto inspirados no que já tínhamos realizado”.
Todos que visitam e transitam pelo espaço do Cecitec acham interessante e fazem questão de tirar fotos. Então o objetivo de chamar a atenção de algo que iria para o lixo e agora tem outra utilidade foi alcançado. Transformando-se em cantinhos de estudo e descanso dos estudantes dentro da universidade, deixando o ambiente mais aconchegante.