Cecitec sedia Encontro Regional do Ceará 2050
21 de junho de 2018 - 00:32
A plataforma Ceará 2050 integra o Ceará Sustentável, um dos 7 Cearás e tem como objetivo traçar alternativas para acelerar o desenvolvimento econômico, sustentável, humano e social para as próximas três décadas. O Ceará 2050 busca delinear, juntamente com a sociedade civil e i setor produtivo, o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo. Esse planejamento estratégico e colaborativo está sendo feito por meio de encontros realizados por todo o estado e através de uma consulta pública online disponível no site participe.ceara2050.ce.gov.br até o dia 30 de junho.
Nessa segunda-feira, 18, o Cecitec recebeu a caravana da plataforma e sediou o Encontro Regional no Sertão dos Inhamuns. O diretor do Centro, professor Isaías Batista, deu as boas vindas aos participantes e anunciou seu contentamento em poder participar de um evento como esse: uma construção coletiva do futuro do estado.
O evento contou com a presença de integrantes da sociedade civil, servidores estaduais e municipais e estudantes da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. A programação foi dividida em três partes: na primeira foi feita a apresentação dos objetivos da plataforma. A segunda consistiu em grupos separados de debates e ideias. E a terceira parte foi a explanação geral do que foi discutido em grupos. O coordenador do Ceará 2050 na UECE, Augusto Guimarães, ressaltou o ponto positivo de que, embora os participantes estivessem em salas distintas, as ideias propostas demonstraram coesão de pensamentos, como se não houvesse tido a separação; e isso demonstra união, uma vez que todos pensam e agem no coletivo.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Teixeira Albuquerque Neto, afirmou que a iniciativa do governo é “de grande valia para o desenvolvimento não somente do estado do Ceará, mas do país como um todo. Esse encontro é importante para todas as áreas do governo, principalmente para a da segurança pública que pode ser aprimorada para podermos prestar um melhor serviço à sociedade de um modo geral”.
O arquiteto urbanista, Airton Montenegro, é integrante da equipe de coordenação do Ceará 2050 na UFC e, para ele, é “uma satisfação estar na região dos Inhamuns para discutir uma ideia de visão do futuro pra nosso estado”. Segundo Montenegro, o futuro ao é apenas daqui a 32 anos. “A gente olha e pensa que ainda tem muito chão pela frente. Contudo sabemos que o futuro é construído a partir de agora. Porque o tempo passa rápido e nos temos pela frente nossos filhos e netos. Então é necessário que isso seja discutido hoje, visando preparar o Ceará para um amanhã melhor”.
Com o objetivo de acelerar o crescimento sustentável nos próximos 30 anos, o Ceará 2050 está baseado em três pilares: investigar o passado, explorar o presente e acelerar o futuro. E para isso ele vai percorrer alguns caminhos.
• Raízes: olhar o Ceará de ontem e hoje.
• Inspirações: exemplos de experiências que deram certo e expectativas.
• Quereres: o Ceará que será em 2050. (Sendo essa a grande razão desse encontro. De onde sairá, fundamentalmente, os anseios de cada cearense).
• Realizações: projetos. (Agora sei o que eu quero e onde quero chegar, então tenho de focar no “como fazer”)
• Compartilhamento da governança: construção conjunta e participativa entre o governo do estado, setor produtivo e sociedade civil.