Produção


Ícone
25 de junho de 2024

Artigo: Discutindo o ensino por investigação e os modelos didáticos na formação inicial de professores de biologia

Ícone
28 de novembro de 2019

Artigo: AQUAPONIA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA


 

Veja outras abas:

Linhas de Pesquisa

Linha: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia

Envolve estudos de currículos escolares e diretrizes educacionais e investigações voltadas ao desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na educação básica. Engloba pesquisas integradas às linhas de pesquisa “Formação docente em Ciências” e “Desenvolvimento e inovação de estratégias metodológicas para o Ensino em Ciências” do Grupo de Pesquisa em Ensino em Ciências e Formação Docente – ENCEFORD (UECE) e às linhas de pesquisa “Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia”, “Organização e funcionamento dos organismos” e “Origem da vida, evolução, ecologia e Biodiversidade” do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Desenvolvimento de pesquisas voltadas para temas como: Biodiversidade, Ecologia, Educação Ambiental, Botânica, Espaços não escolares no ensino de Biologia, Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia, Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia e Estado da arte.

Docente(s) envolvido(s): Profa. Dra. Andrea Pereira Silveira; Profa. Dra. Isabel Higino Santana; Prof. Dr. Maxwell Ponte

 

Linha: Formação inicial e exercício docente no Ensino de Ciências e Biologia

As pesquisas dessa linha buscam compreender, através das experiências e vivências no contexto dos diversos projetos de pesquisa, dos Estágios Supervisionados e do contexto da Prática como Componente Curricular, aspectos positivos, limitações e as aplicabilidades do uso de uma ampla gama de metodologias, recursos e estratégias didático-metodológicas no percurso de formação inicial e continuada e no exercício profissional de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica.

Docente(s) envolvido(s): Profa. Dra. Isabel Higino Santana; Profa. Dra. Maria Elane de Carvalho Guerra, Prof. Dr. Maxwell Ponte

 

Linha: Pedagogia sistêmica e formação de professores

As pesquisas dessa linha buscam compreender a escola como um sistema vivo e dinâmico interconectado, influenciado e influenciador de diversas realidades (familiares, sociais, culturais e econômicas). Tendo como um dos principais referenciais a obra de Marianne Franke-Gricksch, busca fomentar percepções e soluções sistêmicas – junto a professores, pais e alunos – para lidar com desafios enfrentados pelos educadores em suas atividades diárias, tais como: dificuldades de aprendizagem, conflitos entre os alunos ou entre estes e os professores, bem como comportamentos agressivos das crianças, entre outros aspectos.

Docentes envolvidos: Profa. Dra. Jeanne Barros Leal de Pontes.

 

Veja outras abas:

Projetos em andamento

Ensino

LAFORP está relacionados a atividades de ensino no contexto de disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dos setores de Ensino de Ciências e Biologia (Práticas como Componente Curricular, Estágios Supervisionados, eletivas) e Pesquisa Educacional (Metodologia da Pesquisa Educacional, Projetos).

 

Projetos de monitoria:

Franciele Sousa de Oliveira. Monitora na disciplina Biologia Educacional (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas). Período: 03/2024-12/2024. Universidade Estadual do Ceará, Voluntária (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

João Victor Nascimento Saraiva de Sousa – Monitoria na disciplina Metodologia da Pesquisa Educacional (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas). Período: 03/2024-12/2024. Universidade Estadual do Ceará, Bolsista PROMAC (Orientadora: Andréa Pereira Silveira).

 

Lorrana Rosa da Silva. Monitoria na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas). Período: 03/2024-12/2024. Universidade Estadual do Ceará, Bolsista PROMAC (Orientadora: Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros).

 

Lucas Jacinto Mota – Monitoria na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas). Período: 03/2024-12/2024. Universidade Estadual do Ceará, Bolsista PROMAC (Orientador: Maxwell Luiz da Ponte).

 

 

Extensão

ENESSUP-CCB: Semestralmente, os professores do LAFORP estão envolvidos na organização do Encontro de Estágios Supervisionados em Ciências Biológicas (ENESSUP-CCB) e publica os trabalhos aprovados e apresentados, contribuindo para a partilha de saberes e a divulgação científica no contexto do Ensino de Ciências e Biologia. Visite a página: https://uece.br/eventos/anaisenessup/trabalhos.html

 

Posso ensinar? contribuições para o encantamento de professores e estudantes com as Ciências no ensino fundamental: Projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Isabel Higino Santana aprovado na Chamada Pública Proex/UECE 84/2023. Bolsista de extensão: Ana Ruth Reinaldo de Menezes.

 

Pesquisa

São desenvolvidas pesquisas em nível de graduação para Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica e pesquisas em nível de Mestrado.

 

Trabalhos de conclusão de curso em desenvolvimento (2023-2024):

A percepção da vivência no estágio do ensino fundamental com as turmas de 6° e 7° ano sobre insetos do brasil: um relato de experiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Lorena Pinto de Souza – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Isabel Cristina Higino Santana).

 

A utilização da ilustração científica como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem no ensino de Microbiologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Sara Cristine Soares Fernandes – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Associação de fotografia e jogo didático como recursos para redução da impercepção botânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Marina Cristina de Matos Vieira – Universidade Estadual do Ceará (Orientador: Maxwell Luiz da Ponte).

 

Disciplinas pedagógicas e específicas: a percepção de alunos de ciências biológicas sobre a articulação entre conteúdo e didática na formação docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Caroline Santos Pinheiro – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Estratégias didáticas no ensino de citologia em uma escola de ensino médio no bairro Jangurussu – Fortaleza/CE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Lucas Holanda Lima – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Impercepção Botânica de Criptógamas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de José Bergson Gonçalves da Nóbrega. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Ceará. (Orientadora: Andréa Pereira Silveira).

 

Levantamento de potenciais lugares de aprendizagem de Ciências da Natureza – estudo no território da Secretaria Regional 7 de Fortaleza, CE.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Pedro Lucas Martins de Santiago – Universidade Estadual do Ceará (Orientador: Maxwell Luiz da Ponte).

 

Levantamento de potenciais lugares de aprendizagem de Ciências da Natureza – estudo no território da Secretaria Regional 2 de Fortaleza, CE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Eduardo Moura da Silva. – Universidade Estadual do Ceará (Orientador: Maxwell Luiz da Ponte).

 

Metodologias ativas na prática docente: percepções dos professores do curso de ciências biológicas de uma universidade pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Ana Victoria Benicio de Castro – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Olha o passarinho! Contribuições de um guia digital gamificado para a compreensão da avifauna do campus Itaperi. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Luma Neves Costa – Universidade Estadual do Ceará (Orientador: Maxwell Luiz da Ponte).

 

Percepção de estudantes do Ensino médio de uma escola pública no bairro Demócrito Rocha com relação ao bioma Caatinga. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Larissa Rochelly Lira de Carvalho – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Práticas avaliativas tradicionais e inovadoras na avaliação da aprendizagem: perspectiva de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Levy Gabriel de Freitas Brito- Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Proposta de Cartilha voltada para a educação básica: o caminho para educação sexual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Mariana de Brito Chagas – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Sentimentos e dificuldades relacionados ao ato de avaliar a aprendizagem na concepção de docentes na transição licenciandos-profissionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Isaac Verino de Souza – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maxwell Luiz da Ponte).

 

Website como recurso didático para o conhecimento do bioma Caatinga no contexto do ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) de Camila Azevedo Cruz – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros).

 

Iniciações científicas em desenvolvimento:

Análise textual descritiva e catálogo analítico das monografias de licenciatura em ciências biológicas da UECE, campus Itaperi e Facedi. Período: 09/2023-08/2024. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) de Francisco Breno de Sousa Monteiro – Universidade Estadual do Ceará, Bolsista ICT/FUNCAP (Orientadora: Andréa Pereira Silveira).

 

O olhar do professor de Biologia (ensino médio) para suas memórias formativas: um estudo a partir das narrativas. Período: 09/2023-08/2024. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) de Lorena Pinto de Souza – Universidade Estadual do Ceará, Bolsista ICT/FUNCAP (Orientadora: Isabel Cristina Higino Santana).

 

Panorama analítico das monografias no âmbito dos cursos de licenciatura em ciências biológicas da UECE. Período: 09/2023-08/2024. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) de Levy Gabriel de Freitas Brito – Universidade Estadual do Ceará, Bolsista IC/CNPq (Orientadora: Andréa Pereira Silveira).

 

Validação de um método de avaliação aplicado à análise de potenciais lugares de aprendizagem – estudo no território da Secretaria Regional 2 de Fortaleza, CE. Período: 09/2023-08/2024. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) de Eduardo Moura da Silva – Universidade Estadual do Ceará, Bolsista ICT/FUNCAP (Orientador: Maxwell Luiz da Ponte).

 

Projetos de pesquisa de Mestrado em desenvolvimento:

Desvendando a proteção do organismo: uma abordagem ativa de ensino por investigação sobre o sistema imunológico e vacinação. Período: 2023-2025. Projeto de pesquisa de Mirian Moraes de Sales junto ao Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Isabel Cristina Higino Santana).

 

Educação ambiental crítica com abordagem investigativa: problemas ambientais nas vegetações brasileiras. Período: 2023-2025. Projeto de pesquisa de Jayro Silva Tavares Sampaio junto ao Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Andrea Pereira Silveira).

 

Estudo do bioma Caatinga: desmistificando a percepção acerca de sua biodiversidade. Período: 2023-2025. Projeto de pesquisa de Maria Raquel Lopes da Silva junto ao Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Mini herbário escolar como estratégia de ensino de botânica para alunos de ensino médio em uma escola pública de tempo integral, em Campos Sales- CE. Período: 2023-2025. Projeto de pesquisa de Maria Lucilene de Sousa junto ao Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Maria Elane Carvalho Guerra).

 

Trabalhando a compostagem a partir da educação ambiental crítica com alunos do ensino médio. Período: 2023-2025. Projeto de pesquisa de Maria Cecilia Amanda de Araújo junto ao Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Isabel Higino Santana).

 

Vegetações Brasileiras: uma abordagem investigativa no ensino de biologia. Período: 2023-2025. Projeto de pesquisa de Francisco Augusto do Amaral Braga junto ao Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) – Universidade Estadual do Ceará (Orientadora: Andrea Pereira Silveira).

 

Ver também:

Equipe do LAFORP

Linhas de pesquisa do LAFORP

Grupo de Pesquisa ENCEFORD

Produção bibliográfica do LAFORP

Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa Ensino em Ciências e Formação Docente – ENCEFORD é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e institucionalizado na UECE pela RESOLUÇÃO Nº 4196/2017 – CEPE, de 06 de novembro de 2017.

Atualmente, alocado no CCB-UECE e tem como objetivo realizar investigações nos eixos articuladores ensino, pesquisa e extensão voltados a formação inicial e continuada de professores da área Ensino em Ciências.

É constituído por docentes pesquisadores de um Programa de Pós-graduação da UECE (PROFBio) e outros de cursos e instituições também com foco na formação inicial e continuada de professores.

O ENCEFORD espera contribuir de forma efetiva na melhoria do Ensino das Ciências através do favorecimento e desenvolvimento de processos cognitivos de estudantes e professores em formação e atuação, além da construção de indivíduos conscientes, críticos e reflexivos, elencando como temas: O processo de ensino e aprendizagem das Ciências: desenvolvimento e inovação de estratégias metodológicas e; Aspectos formativos da docência em Ciências: currículo, identidade e prática docente, procurando construir uma ponte entre a Ciência e o cotidiano.

Líder do grupo de pesquisa: Profa. Dra. Isabel C. Higino Santana

Outros membros do LAFORP que integram o grupo de pesquisa: Profa. Dra. Andrea Pereira Silveira; Prof. Dr. Maxwell Ponte

Endereço para acessar do grupo de pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4133427917695962

 

Veja outras abas:

Repositório online Recursos Educacionais Abertos (REducA/LAFORP)

Confira os materiais didáticos produzidos no âmbito da Licenciatura em Ciências Biológicas (CCB/CCS/UECE):


Ícone
25 de junho de 2024

Exemplo de material


 

Veja outras abas: