Linhas de Pesquisa

Linha: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia

Envolve estudos de currículos escolares e diretrizes educacionais e investigações voltadas ao desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia na educação básica. Engloba pesquisas integradas às linhas de pesquisa “Formação docente em Ciências” e “Desenvolvimento e inovação de estratégias metodológicas para o Ensino em Ciências” do Grupo de Pesquisa em Ensino em Ciências e Formação Docente – ENCEFORD (UECE) e às linhas de pesquisa “Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia”, “Organização e funcionamento dos organismos” e “Origem da vida, evolução, ecologia e Biodiversidade” do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Desenvolvimento de pesquisas voltadas para temas como: Biodiversidade, Ecologia, Educação Ambiental, Botânica, Espaços não escolares no ensino de Biologia, Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia, Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia e Estado da arte.

Docente(s) envolvido(s): Profa. Dra. Andrea Pereira Silveira; Profa. Dra. Isabel Higino Santana; Prof. Dr. Maxwell Ponte

 

Linha: Formação inicial e exercício docente no Ensino de Ciências e Biologia

As pesquisas dessa linha buscam compreender, através das experiências e vivências no contexto dos diversos projetos de pesquisa, dos Estágios Supervisionados e do contexto da Prática como Componente Curricular, aspectos positivos, limitações e as aplicabilidades do uso de uma ampla gama de metodologias, recursos e estratégias didático-metodológicas no percurso de formação inicial e continuada e no exercício profissional de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica.

Docente(s) envolvido(s): Profa. Dra. Isabel Higino Santana; Profa. Dra. Maria Elane de Carvalho Guerra, Prof. Dr. Maxwell Ponte

 

Linha: Pedagogia sistêmica e formação de professores

As pesquisas dessa linha buscam compreender a escola como um sistema vivo e dinâmico interconectado, influenciado e influenciador de diversas realidades (familiares, sociais, culturais e econômicas). Tendo como um dos principais referenciais a obra de Marianne Franke-Gricksch, busca fomentar percepções e soluções sistêmicas – junto a professores, pais e alunos – para lidar com desafios enfrentados pelos educadores em suas atividades diárias, tais como: dificuldades de aprendizagem, conflitos entre os alunos ou entre estes e os professores, bem como comportamentos agressivos das crianças, entre outros aspectos.

Docentes envolvidos: Profa. Dra. Jeanne Barros Leal de Pontes.

 

Ver também:

Equipe do LAFORP

Projetos em andamento no LAFORP

Grupo de Pesquisa ENCEFORD

Produção bibliográfica do LAFORP