Uece está com inscrições abertas para curso gratuito de Cuidadora de Idosos
29 de junho de 2026 - 08:27
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa Mulheres Mil, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Cuidadora de Idosos, voltado à qualificação profissional de mulheres interessadas em atuar na área do cuidado e da assistência à pessoa idosa. As inscrições seguem até 3 de julho, às 17h.
Com carga horária de 160 horas-aula, a formação será realizada presencialmente nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape, oferecendo capacitação técnica, acompanhamento pedagógico e certificação ao final do curso.
O curso integra o Programa Mulheres Mil, iniciativa do Governo Federal voltada à inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, executada pela Uece por meio de pactuação com o programa.
Além da formação gratuita, as alunas terão direito a ajuda de custo de R$ 3 por hora-aula frequentada, material didático completo (apostila, caderno, bolsa, camisa, caneta, lápis, apontador e borracha), acompanhamento pedagógico pela metodologia MAPE (Acesso, Permanência e Êxito) e certificação ao término do curso.
Formação voltada ao mercado de trabalho
O envelhecimento da população brasileira tem ampliado a demanda por profissionais qualificados para atuar no cuidado de pessoas idosas. Nesse cenário, o curso representa uma oportunidade de inserção ou recolocação no mercado de trabalho, preparando as participantes para uma área em constante crescimento.
A Uece possui ampla experiência na oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, desenvolvendo ações voltadas à formação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e promovendo inclusão, desenvolvimento profissional e novas perspectivas de vida.
Objetivos do Programa Mulheres Mil
Entre os principais objetivos da iniciativa estão:
– Enfrentar as desigualdades de gênero;
– Ampliar o acesso à educação;
– Contribuir para a elevação da escolaridade das mulheres;
– Incentivar a inclusão e a permanência no mundo do trabalho;
– Valorizar saberes, experiências e trajetórias de vida;
– Promover autonomia, cidadania e desenvolvimento pessoal.
Quem pode participar
Para concorrer a uma vaga, é necessário atender aos seguintes requisitos:
– Ter 18 anos ou mais;
– Possuir Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) completo;
– Possuir conta Gov.br ativa;
– Ter conta bancária no Banco Bradesco ou Next.
O programa prioriza mulheres em contexto de maior vulnerabilidade social.
Documentação necessária
As candidatas deverão apresentar:
– Ficha de inscrição devidamente preenchida;
– Documento de identidade (RG);
– CPF;
– Comprovante de endereço;
– Comprovante de escolaridade;
– Ficha de cadastro de credor;
– Termo de compromisso assinado;
– Comprovante de matrícula no Sistec.
Locais das aulas
As turmas serão ofertadas nos seguintes locais:
Fortaleza – Uece, Campus Itaperi;
Maracanaú – CVT Maracanaú;
Maranguape – CVT Polo UAB Maranguape.
As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 21h, totalizando 160 horas distribuídas entre os meses de julho e novembro. A previsão de início é 6 de julho, com término previsto para 9 de novembro.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até 3 de julho, às 17h, no Prédio da Reitoria da Uece, Sala do Pronatec, no Campus Itaperi.
Endereço: Avenida Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus Itaperi – Fortaleza (CE).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3101-9977.