Projeto da Uece na área de Geociências é aprovado em chamada internacional do CNPq

4 de maio de 2026 - 15:20

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve um projeto de pesquisa aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq/Conicet Nº 43/2024, iniciativa que fomenta a cooperação científica entre Brasil e Argentina. Ao todo, apenas 10 propostas foram contempladas em nível nacional.

A iniciativa, resultado de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, prevê investimento total de R$ 2 milhões em projetos conjuntos e tem como foco o fortalecimento da cooperação científica entre os dois países, com incentivo à mobilidade de pesquisadores em áreas estratégicas do conhecimento.

O projeto da Uece aprovado é intitulado “Comparação das Técnicas de Monitoramento Costeiro na Argentina e no Brasil: avançando para uma gestão baseada na cooperação científica”. A pesquisa é coordenada pelo professor Davis de Paula, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGeo/Uece), e contará com financiamento de R$ 168.626,40.

A proposta tem como objetivo comparar técnicas de levantamento e monitoramento costeiro adotadas por instituições brasileiras e argentinas. A iniciativa busca contribuir para a padronização metodológica, a otimização de procedimentos e o fortalecimento da cooperação científica internacional, com vistas ao aprimoramento da gestão costeira.

O projeto também se destaca pelo caráter colaborativo, envolvendo pesquisadores de diferentes países e instituições. Entre os parceiros internacionais estão a Universidad Nacional de Mar del Plata e o Servicio de Hidrografía Naval (SHN), ambos da Argentina. “A cooperação entre grupos de pesquisa e laboratórios brasileiros e argentinos representa um avanço estratégico na internacionalização acadêmica, promovendo a integração de metodologias e o compartilhamento de dados em monitoramento costeiro”, ressalta o professor Davis.

Com a execução dos projetos selecionados, o CNPq alcança seus objetivo com a chamada pública, que é de impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação nos dois países, oferecendo recursos para a mobilidade de pesquisadores em diversas áreas.