Uece e SME iniciam planejamento do Programa Escola Areninha 2026 e reforçam parceria

24 de fevereiro de 2026 - 10:30

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza realizaram, na última sexta-feira (20), reunião no prédio da Reitoria, no Campus Itaperi, para iniciar a construção das diretrizes do Programa Escola Areninha 2026. O encontro marcou a apresentação das equipes que atuarão de forma integrada nas 25 escolas areninhas existentes em Fortaleza.

A reunião teve como objetivo promover a aproximação entre os representantes da universidade e da rede municipal de ensino, além de iniciar o desenho de estratégias de comunicação, planejamento e definição de fluxos de trabalho, que serão aprofundados em encontros posteriores. As atividades nas escolas areninhas têm início previsto para o mês de março.

Participaram do encontro, pela Secretaria Municipal da Educação, o secretário Idilvan Alencar, e os diretores das escolas, responsáveis pela gestão das unidades. Pela Uece, estiveram presentes o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; a pró-reitoria de Extensão (Proex), professora Lana Nascimento; o coordenador geral do programa, professor Oscar Costa Filho; e a coordenadora pedagógica do projeto na Uece, professora Josete Castelo Branco Sales; e a coordenadora administrativa-financeira, professora Germana Paixão; além dos coordenadores de área.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, destacou a relevância da parceria institucional e o papel social da universidade. Ele agradeceu a presença dos gestores municipais e reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento do programa. “É um prazer estarmos reunidos para esse momento de confraternização e reconhecimento entre as equipes da universidade e da Secretaria. Que possamos estreitar ainda mais esse contato para que o Projeto Escola Areninha se consolide da melhor forma possível. A universidade está de portas abertas para todos”, afirmou.

O secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, enalteceu o encontro e ressaltou a importância da renovação da parceria com a Uece. Segundo ele, o programa será ampliado em 2026, com foco no fortalecimento das ações de educação em tempo integral. “Destaco a importância de renovar esse pacto, essa parceria com a Uece. Quero muito agradecer à universidade por todas as conquistas. Neste ano, vamos ampliar a jornada, para continuarmos com o sucesso do projeto, que já foi até destaque no Ministério da Educação (MEC)”, afirmou.

O Programa Escola Areninha é uma ação de extensão da Uece e da SME voltada à ampliação da jornada escolar, que englobam práticas esportivas e educativas voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos. A iniciativa também oferece fardamento completo, kit pedagógico, alimentação, transporte e acompanhamento de mais de 200 monitores da Uece; e conta com uma equipe gestora composta por três membros: supervisor escolar, articulador de gestão e apoio comunitário, que atuam na organização pedagógica, administrativa e na articulação com a comunidade. Com 25 unidades em funcionamento até o momento, o projeto atende mais de 8 mil alunos.

O programa conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Procuradoria da República, dos Distritos de Educação de Fortaleza e das associações comunitárias onde as unidades estão inseridas.