Professor da Uece constata que 70,19% de empresas brasileiras e americanas usam IA

23 de janeiro de 2026 - 16:55

O professor Adjunto Lauro Chaves Neto, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), PHD em Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial pela Universidade de Barcelona, constatou, em sua pesquisa de pós-doutorado, que 70,19% das empresas americanas e brasileiras utilizam Inteligência Artificial (IA), obtendo a taxa média anual de crescimento da receita foi de 12,93%.

A pesquisa também mostrou que 29,81% das empresas pesquisadas que não a utilizam a IA obtiveram 6,23% de crescimento de sua receita, quase a metade das que usam essa ferramenta.

A pesquisa de campo, realizada em empresas do Brasil e Estados Unidos, no seu trabalho de pós-doutorado em Estratégia Empresarial na Universidade de Massachusetts, focou no tema “Vantagem competitiva e estratégica para pequenas empresas e startups em um ambiente de Inteligência Artificial”. A pesquisa do professor adjunto da UECE obteve avaliação excelente.

Lauro Chaves Neto, no seu trabalho de produção intelectual, em que atuou para o desenvolvimento da comunidade científica e das pequenas empresas em um ambiente de inteligência artificial, constatou que o ritmo acelerado da transformação digital encontra o ambiente adequado no uso da IA, por ser instrumento de desenvolvimento empresarial, competitividade e inovação.