Uece e Universidade do Atacama firmam acordo de colaboração internacional

21 de janeiro de 2026 - 14:01

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade do Atacama (UDA), do Chile, firmaram, na manhã desta quarta-feira (21), um acordo de colaboração internacional com vigência de cinco anos. A solenidade de assinatura ocorreu na Reitoria da Uece e contou com a presença de gestores, docentes e representantes institucionais das duas universidades, além de autoridades chilenas.

O acordo tem como objetivo estabelecer as bases de uma colaboração mútua entre a Uece e a UDA para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de pesquisa e inovação, ensino, tecnologia, interação social, mobilidade acadêmica e realização de estágios, abrangendo todas as áreas de interesse recíproco compatíveis com a missão e as funções institucionais das universidades.

Entre os principais termos da cooperação estão a criação, o desenvolvimento e a execução conjunta de projetos de pesquisa e inovação; a elaboração de publicações acadêmicas; a organização de eventos científicos e institucionais; o intercâmbio de experiências e estudos; a promoção de processos formativos em temas relacionados à pesquisa, à inovação e à relação com o ambiente; o desenvolvimento de recursos e ferramentas educacionais; a realização de mobilidade internacional de professores e estudantes; e a oferta de estágios acadêmicos, tecnológicos e profissionais para alunos de graduação da Uece nas dependências das instituições parceiras. O acordo também prevê que as partes poderão celebrar convênios semelhantes com outras instituições nacionais ou internacionais.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, em exercício da reitoria da Uece, deu as boas-vindas à comitiva chilena e destacou a relevância da parceria para o fortalecimento da internacionalização da universidade. Na ocasião, apresentou um panorama institucional da Uece, abordando a diversidade de cursos de graduação e pós-graduação. “O acordo reforça o compromisso da Uece com a cooperação internacional e a promoção de ações acadêmicas integradas, ampliando oportunidades de formação, pesquisa e inovação para a comunidade universitária”, pontua o vice-reitor.

Participaram do encontro, pela Uece, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues; a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte Cavaignac; o professor Horácio Frota, representando a coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas; o professor Emanuel Freitas, representando Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Políticas Públicas; a professora Sônia de Castro, assessora do Escritório de Cooperação Internacional; o professor Joaquim José Neto Cysne, diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa); e a professora Verónica Lídia Peñaloza Fuentes. Também esteve presente a professora Denise Casselli, assessora da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pela Universidade do Atacama, integraram a comitiva, além da vice-reitora María José Gallardo Nelson, o diretor do Centro de Governança, Políticas e Gestão Pública, Mario Maturana Claro, e o pesquisador do Centro de Investigações Costeiras, Edgardo Cruces Romero. O evento contou ainda com a presença dos conselheiros regionais do Chile (equivalentes a deputados estaduais no Brasil), Miguel San Martín e Patrício Alfaro e Ingrid Aguad, chefe de relações internacionais Governo Regional do Atacama