Reitor da Uece fortalece parcerias com universidades e centros de inovação em Portugal
11 de novembro de 2025 - 13:48
Em mais um importante passo na internacionalozação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o reitor professor Hidelbrando Soares realiza uma série de visitas a instituições de referência em Portugal, acompanhado pelo coordenador do Escritório de Cooperação Internacional da Uece, professor Edmar Pereira. A missão que conta com a visita a oito universidades portuguesas e a quatro parques tecnológicos, tem como foco o fortalecimento de parcerias estratégicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e internacionalização acadêmica.

No Taguspark, considerado o maior ecossistema de inovação de Portugal, localizado em Oeiras, na região da Grande Lisboa, a comitiva da Uece foi recebida pelo CEO Eduardo Correia e por Graça Guimarães, responsável pelas áreas de marketing, comunicação e eventos. O espaço reúne mais de 190 empresas portuguesas e internacionais, com destaque para os setores de telecomunicações, biotecnologia, ciências da vida e energias renováveis.
Durante a visita às instalações e à incubadora, que atualmente abriga 30 empresas, inclusive em modalidade virtual, os representantes da Uece discutiram possibilidades de cooperação tecnológica e científica com foco na inovação universitária e no empreendedorismo de base acadêmica.
A missão também incluiu visita à Universidade de Lisboa, onde o reitor foi recebido pelos vice-reitores João Peixoto e Jorge Relvas, pela diretora de comunicação e relações internacionais Isabel França e por Sandra Ferreira, responsável pelo Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento (TTC).
Na ocasião, foram apresentadas as experiências da Universidade de Lisboa nos processos de incubação e valorização do conhecimento, que fazem dela uma instituição de destaque no cenário europeu, abrigo de quatro dos seis unicórnios portugueses. As conversas na reitoria avançaram no sentido de ampliar parcerias em saúde digital, ciências naturais e educação, reforçando a internacionalização como eixo estratégico de desenvolvimento institucional da Uece.

A cooperação entre a Uece e a Universidade de Lisboa, firmada desde 2003 e renovada em 2024, já tem possibilitado intercâmbios de docentes e discentes, inclusive em doutorados sanduíche e pós-doutorados, em áreas como educação, geografia, administração e ciências em geral.
Segundo o reitor, professor Hidelbrando Soares, a missão reforça o compromisso da Uece com a integração global e o avanço da pesquisa e da inovação. “Seguimos ampliando as parcerias internacionais da Uece, fortalecendo nossa presença no cenário global e consolidando pontes de conhecimento que transformam vidas, territórios e futuros”, destacou.